sábado, 19 de novembro de 2016

A VIDA E A CANÇÃO


   Houve um tempo, e nem faz muito tempo, existia algo chamado comunicação: cartas, telégrafo, cinema, TV, rádio que era bem acessível, e muita música. 
   Tecnologicamente já estamos há anos-luz dessa época, mas sempre é bom lembrar coisas antigas, inimagináveis, a não ser por alguns de nós, que vivíamos no século passado. 
   Despertando os sentidos, trazendo cheiros, gostos na boca, arrepios na espinha, dores, alegrias, saudades e lembranças ao coração, preenchendo todos os cantos da vida, assim eu sempre entendi a música. 
   E bem assim, com notas musicais entrando nas casas e no coração da gente, conforme o gosto do dono ou a preferência do vizinho, pelo rádio, pelo alto-falante, pelo som da vitrola, radiola ou pela voz do próprio cantor. Cultura, alegria, incômodo, não importava!
   Desde muito pequena eu gostava de música. De ouvir e interpretar a letra imediatamente, de perguntar o porquê, de dar vida aos grandes dramas das melodias melosas, românticas, engraçadas ou tristes. 
   Das populares às sertanejas, das clássicas às folclóricas, naquele tempo, diferente de certas letras de hoje, tudo era bom. “Encosta tua cabecinha no meu ombro e chora...” Minha mãe cantava e quando eu me sentia triste encostava mesmo pra saber se era verdade. “... quem matou o meu filhinho foi um boi sem coração”... O Menino da porteira, causava berreiro... Ah, me fez chorar muito, por imaginar o boi sem coração matando a pobre criança! 
   Havia uma música folclórica que me deixava inconformada – “veio o gavião e a canarinha levou”. E agora? O canarinho ficou viúvo porque a mulher dele morreu... Ou então “Filme triste”, musiquinha dos anos sessenta... Corria pra minha irmã mais velha. “Por que ela ficou triste no cinema? O que aconteceu? Como era a história!” E chorava com dó da moça. Quando ouvia a Via Sacra, transmitida pelo rádio, na Semana Santa, era um rio de lágrimas... Por que estão maltratando Jesus? Por que ninguém ajuda?”
   Outra música que me deixava de cabelo em pé era cantada no início da quaresma e nos enterros: “pecador agora é tempo.. . pede a Deus, despede ao mundo, já não sejas pecador...” Eu ficava com medo de morrer cheia de pecados! E sofria muito. 
   Minha irmã costumava cantar uma música que falava “Faz-me rir o que andas dizendo...” E a gente cantava fazmerriro tudo junto e queria saber o que significava aquela palavra esquisita. 
   As músicas sertanejas se tornavam paisagens lindas, as românticas criavam histórias de amor, com homens maravilhosos cortejando as moças; as engraçadas se tornavam piadas e as tristes ficavam mais tristes quando se materializavam enternecendo os corações endurecidos – o meu era um rio de lágrimas!
   As canções se misturavam com a vida, a vida com as canções. Na adolescência tínhamos a “música da minha vida”, quase sempre de dor de cotovelo, cantando um grande amor que não deu certo; mas a gente constantemente trocava de música, de acordo com o correr da vida. E nos relicários, a perguntinha básica: Qual é a música da sua vida?
   Pensando bem, hoje, tudo isso poderia ser considerado um atraso de vida. Em nossos dias a música já vem pronta pra gente ouvir, com cifras pra tocar, com letra pra não errar e com o vídeo para contar a história, muitas vezes difícil de se entender. 
   E o nosso olhar se volta, mais uma vez para um passado, (cronologicamente (meio século) não tão distante quanto tecnologicamente.
   Aí, com toda modernidade a gente procura “na internet” aquela música antiga, escolhe o cantor, a letra, e embarca virtualmente para recordar os bons tempos em que a nossa vida se misturava alegremente com aquela canção. 
“ E por falar em saudade...” (ESTELA MARIA FREDERICO FERREIRA, leitora da FOLHA, página 3, coluna DEDO DE PROSA, caderno FOLHA RURAL, 19 e 20 de novembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares