quarta-feira, 16 de novembro de 2016

OS PORQUÊS DO PORTUGUÊS


   Uma das dúvidas mais comuns com relação à ortografia é sobre o uso dos porquês. Todo professor de português, em um momento ou outro, já foi questionado sobre essa palavrinha: “Junto ou separado?” , “Com acento ou sem acento?”.
   De fato, existem quatro maneiras diferentes de escrever essa palavrinha, todas elas com a mesma pronuncia. Isso significa que são, na verdade, quatro palavras homônimas, isto é, quatro termos com a mesma pronúncia, ainda que com pequenas variações na grafia. 
   Vamos então, a algumas dicas práticas para tentar não confundir mais.

   POR QUE – Escrito assim, separado e sem acento, é usado geralmente em perguntas, quando se quer saber o motivo de algo:
   “Por que você não foi à reunião?”
   “Por que será que ela me ligou?”
   Também são usadas em frases que não são perguntas, com o mesmo sentido de “por qual motivo”, “por que razão”.
   “Ele não me disse por que ocorreu aquele protesto”. 
   Há ainda a possibilidade de usar essa grafia com a palavra QUE funcionando como pronome relativo. Nesse caso, POR QUE equivale a “pelo qual”, “pela qual”, etc. 
   “ A causa por que lutei era muito nobre”.

   POR QUÊ: Ao escrever separado e com acento, estamos utilizando praticamente o mesmo sentido da grafia sem acento, com a única diferença de que o acento é obrigatório em final de frase, antes de um ponto (final, de interrogação ou exclamação). 
   “Você não foi à reunião por quê?”
   “Ela não me ligou por quê? “
   Na verdade, o acento é obrigatório, nesse caso, para a palavra QUE, quando se encontra nessa posição.
   “Você está procurando o quê?
   “Estão precisando de quê?”
   “Pediram dinheiro para quê?”

   PORQUE – Quando escrevemos junto e  sem acento, estamos lidando com uma conjunção causal ou explicativa. Como o próprio nome sugere, é utilizada para explicar ou indicar a causa de algo. 
   “Nós pedimos ajuda porque não conseguimos fazer o trabalho”.
   “Ele se atrasou porque perdeu o ônibus.”

   PORQUÊ – Essa grafia indica que a palavra é um substantivo. Significando “o motivo”, “a razão”. É a única das quatro formas que vem acompanhada de artigo, pronome, adjetivo ou numeral. 
   “Ela não me disse o porquê de agir assim.”
   “Cada um de nós tem o seu porquê para tomar essa decisão.”
  Também é a única das quatro formas que admite o plural, com o mesmo significado (os motivos, as razões):
   “Esperava ouvir os seus porquês, mas desisti.”
   “Respeito os porquês de minha família, mas discordo.

   Como sempre, caso tenha dúvida sobre qual forma usar, opte por um sinônimo até ter certeza da forma correta. E, claro, mande para nosso e-mail para que possamos esclarecê-la.
Até a próxima terça! (FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL. *Encaminhe as suas dúvidas e sugestões para bemdito14@gmail.com página 5, caderno FOLHA 2, terça-feira, 15 de novembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares