sábado, 5 de novembro de 2016

DENTRO DO CORAÇÃO DE CLARICE

Clarice Lispector: sua obra é apresentada não apenas por palavras, mas por estímulos visuais e auditivos

   Nova York vê o espetáculo teatral baseado em obra de Clarice Lispector no qual o público anda por um labirinto
   Nova York – Um mergulho no universo da escritora Clarice Lispector é o que propõe “Dentro do Coração Selvagem/Inside the Wild Heart”, espetáculo teatro que estreia nesta quinta-feira, 3, em Nova York. Ao contrário de uma peça tradicional à qual o público senta e assiste, o espetáculo oferece à plateia uma experiência imersiva por intermédio de 18 diferentes espaços cênicos, em um palco aberto tal qual um labirinto a ser explorado. 
   Encenado em português e em inglês, “Dentro do Coração Selvagem” chama atenção por sua estrutura não linear de contar várias histórias ao mesmo tempo. Em meio às cenas simultâneas, o público é convidado a interagir com personagens, imagens, sons e até cheiros que remetem à Clarice Lispector. É possível abrir gavetas, vagar pelos ambientes e mexer em tudo enquanto o espetáculo se desenrola. 
   “Em sua obra, Clarice descreve muito as sensações, temperaturas, texturas e achamos que isso tinha que estar incorporado”, diz a atriz Andressa Furletti, co-idealizadora do espetáculo. Desde 2011, Andressa e sua companhia teatral Grupo BR montam em Nova York peças de autores brasileiros em português. Desta vez, o grupo resolveu também usar alguns trechos em inglês na apresentação.
   Convidada para assumir a direção do espetáculo, a coreógrafa Regina Miranda traz seus 35 anos de experiências em cinema, TV e teatro e dá precisão rítmica à dramaturgia cênica. “Optamos por não escolher uma história específica, mas sim trazer as questões “claricianas” com vislumbres de vários livros”, afirma a diretora, que constrói a montagem a partir dos diversos recursos de linguagem da escritora.
   Para entra no “coração selvagem” e pulsante da escritora, o público inicia a jornada em uma sala de espelhos onde a primeira cena apresenta uma das indagações centrais de sua obra – “o que você faria e como seria se você fosse?” – e dali em diante segue por uma hora e meia de Clarice Lispector na veia. 
   “Estamos testemunhando o impacto literário de toda essa “Lispectormania”nos EUA. Cada vez menos as pessoas a identificam como ‘o Kakfa brasileiro’ ou ‘a Viginia Woolf brasileira’ e simplesmente referem-se a ela como Clarice Lispector”, diz a tradutora Katrina Dodson, premiada este ano nos EUA por sua tradução recém-lançada “The Complete Sories”, livro que reúne cinco romances de Clarice Lispector. Além de ganhar o Pen Translatiom Prize, foi o primeiro livro de uma autora brasileira a estar na capa do Sunday Book Review, caderno literário do New York Times. 
   Além dos cinco atores brasileiros e um português em cena não apenas com o uso da palavra, o teatro físico do Grupo.BR ganha reforço também pelos diversos estímulos visuais e auditivos. “Dentro do Coração Selvagem” é a quarta montagem do Grupo.BR e uma ousada tentativa artística de fazer com que Lispector seja entendida mesmo pelos que não entendem nenhuma das línguas. (THIAGO MATOS e DANIELLE VILLELA, caderno FOLHA 2, 5 e 6 de novembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares