terça-feira, 29 de novembro de 2016

CONCORDÂNCIA NOMINAL


   Em gramática, chamamos de concordância a relação que há entre as palavras de um texto, de modo que, quando uma é modificada, outras também têm que sofrer alguma mudança. 
   Só para exemplificar, pense em uma frase simples, como “A menina é bonita”. Se passamos a palavra “menina” para o plural todas as outras três palavras da frase também devem ir para o plural, pois concordam com esse substantivo. “As meninas são bonitas”. 
   No exemplo citado acima, aliás, podemos encontrar os dois tipos de concordância estudados no português: verbal (o verbo “é” foi para o plural para concordar com o sujeito, menina”). 
   A regra geral de concordância nominal é bastante simples e conhecida por qualquer falante da língua. . Dificilmente alguém não perceberia o erro de se dizer “a meninas” ou “meninas bonita”. Entretanto, há alguns casos especiais que merecem atenção, pois podem causar confusão. 
1 – As palavras “anexo”, “obrigado”, “mesmo”, “próprio”, “incluso” e “quite” sempre concordam com o substantivo ao qual se referem em gênero e número:
   Seguem ANEXAS as fotos do evento. 
   Muito OBRIGADAS! –disseram as meninas.
   Ela MESMA fez o trabalho. 
   Eles PRÓPRIOS assinaram o pedido. 
   Observe as instruções INCLUSAS na caixa. 
   Depois de tudo, marido e mulher estão QUITES.
   2- A palavra “possível”, quando usada em expressões como “o mais possível”, “o melhor possível”, etc., concorda com o artigo inicial: 
   Preciso de sapatos O mais barato POSSÍVEL. ( ou OS mais baratos POSSÍVEIS). 
   Nossa empresa deseja funcionários O mais competentes POSSÍVEL. (ou OS mais competentes POSSÍVEIS). 
   As expressões “é bom”, “é proibido” “ é necessário”, “é obrigatório”, etc. ficam invariáveis (no masculino singular) quando se referem a algo de maneira genérica. Mas, se estiverem se referindo a algo especificado com um determinante, como um artigo, fazem a concordância em gênero e número:
   É PROIBIDO entrada de animais ( ou É PROIBIDA a entrada de animais). 
   Cenoura É BOM para a saúde ( ou essa cenoura orgânica É BOA para a saúde). 
   Para embarcar, É OBRIGATÓRIO documentos de identificação ( ou SÃO OBRIGATÓRIOS os documentos de identificação). 
   4 – As palavras “bastante”, “meio”, “pouco”, “muito”, “caro”, “barato”, “longe”, “alto”, “baixo” etc. podem funcionar como advérbios, ou como adjetivos (quando se referem a um substantivo), concordando com o nome ao qual se referem: 
   Eu trabalhei BASTANTE e recebi BASTANTES elogios. 
   Elas ficaram MEIO cansadas, pois correram a MEIA maratona).
   Esses ternos custam CARO, mas aquela camisa é BARATA. 
   5 – A palavra “MENOS” é sempre um advérbio. Isso significa que é sempre invariável, ou seja, “MENAS” não existe!

E você, tem algum outro caso de concordância em que tem dúvidas? Mande para nosso e-mail. 
(FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL. * Encaminha as suas dúvidas e sugestões para bemdito14@gmail.com, FOLHA CIDADANIA, página 4, caderno FOLHA 2. Devido às férias escolares, a Folha Cidadania deixa de circular a partir desta data e voltará a ser publicada em março de 2017, terça-feira. 29 de novembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares