segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

LEMBRANCINHA


O menino foi deitar depois da ceia de Natal na casa duma tia, a casa cheia de parentes e papéis de embrulho dos presentes, e já quase dormia quando aquela gritaria. Ele foi ver e aprendeu:
Tanto grito
é maluco, é assassinato
ou é truco
Na  Pensão  Alto Paraná, um dia chegou um mascate com duas baitas malas que botou no chão, com lenço úmido enxugando a testa, e o pai do menino  perguntou:  Tudo bem? O mascate sorriu, cansado que só, mais suado que cavalo de arado, mas tombou uma das malas, mostrando que estava vazia, tinha vendido tudo, e sussurrou piscando para o me nino:
Eita vida boa
se melhorar destoa
A mãe do menino veio lá da cozinha enfumaçada, fazia janta para as dezenas de hóspedes,  e perguntou se o mascate não tinha uma correntinha de ouro falso, para pendurar no pescoço uma santinha. Então a ajudante também veio lá da cozinha e trucou:  -O senhor não vai deixar essa jóia de mulher usar ouro falso, vai? O menino viu o pai comprar uma corrente de  “de puro ouro” do mascate, e aprendeu:
Escrevo e assino
o maior lobby
é o feminino
Um dia,  o menino foi pescar com o avô,  e lá pelas tantas, como os peixes demoravam,  perguntou  porque o pai e a mãe brigavam tanto. O avô ficou olhando um barco deslizar pelo rio antes de falar que isso é normal
Homem e mulher vão
no mesmo barco
mas noutra direção
Na casa dos  avós,  o avô botava a cadeira na calçada, a vó sentava na cadeira de balanço da varanda.  Passavam homens, conversavam com o vô na calçada.  Passavam mulheres, do portão conversavam com a vó na varanda.  Até que um dia deixaram de passar, e a vó perguntou porque.  O vô apontou que toda casa agora tinha uma antena.
Agora, velha
o povo quer é
novela
A vó regava com um bulinho amassado as plantas da varanda, com tantas flores que beija-,  flores  zanzavam sempre por ali, um até se enroscou nos  longos cabelos dela, e ela riu.
Deus nos valha
até beija-flor
às vezes atrapalha
Comendo  coxa de frango o vô  quebrou um dente, a vó falou viu, mania de comer depressa!  O vô falou que era a idade, isto sim, os dentes já não eram fortes como antigamente
Opa, o mesmo tempo
que quebra  dente
ensina a gostar da sopa
O vô continuou a usar chapéu mesmo quando os filhos deixaram de usar, aliás  quase todos os homens deschapeuzaram .  Um dia, um filho chegou e pendurou boné no chapeleiro, o vô estrilou, o filho perguntou por que, ele disse ué, precisa explicar?
Pois é

chapéu não gosta
de boné
O vô deu de esquecer as coisas, onde tinha deixado isso ou aquilo, o que é que estava procurando mesmo. A vó falou ih, será que você tá ficando caduco (naquele tempo ninguém tinha Alzeimer, só caducava). Ele respondeu que tinha pouco tempo pra lembrar de tanta coisa.
Viver é incrível
quando eu morrer, a vida
será  inesquecível     ( Texto de DOMINGOS PELLEGRINI  
d.pellegrini@sercomtel.com.br  publicado na pag 21 do JORNAL DE LONDRINA, 21 de dezembro de 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares