quinta-feira, 13 de julho de 2017

TORNAR-SE DESNECESSÁRIO


   Mães e pais quando ganham filhos ficam encantados com aquelas criaturinhas graciosas e dependentes. É até bom que esse encantamento exista, pois sem o cuidado parental apropriado a criança não sobrevive e nem se desenvolve. A criança só aprende a se cuidar e se desenvolver quando internaliza os cuidados recebidos e ao perceber todo o carinho e atenção dispensados pelos pais passa então a se gostar verdadeiramente. 
   Com o tempo, se essa relação de cuidados funciona sistematicamente, a criança se torna um jovem mais seguro e confiante e vai cada vez mais conquistando realizações e independência. Na verdade, chega-se uma hora na vida dos filhos em que os pais não são mais necessários, não ao menos como haviam sido no passado. O filhos não necessitam deles para sobreviver porque já aprendeu a se cuidar e podem seguir em frente sozinhos e até formar suas próprias famílias. 
   Os pais, então, devem, à medida que os filhos crescem, se tornar desnecessários e isso representa um sucesso na educação dos seus rebentos. É comum haver ressentimento da parte dos pais por se perceberem não mais necessários e confundem essa nova independência com falta de amor e esquecimento dos filhos para com os pais. Todavia isso é um engano porque mesmo que os filhos não precisem mais dos pais para a sobrevivência, o amor que ficou estabelecido permanece e continua a existir junto com um sentimento de gratidão. Só que esse relacionamento se dá agora numa base mais madura e não de dependência infantil. Assim, filhos e pais podem se descobrir de uma maneira inédita e muito proveitosa. 
   No entanto, se os pais por questões próprias mal resolvidas, não conseguem aceitar as transformações que se dão ao longo da vida podem criar u problema muito grande que é, em muitos casos, interferir ou se intrometer demasiadamente na vida particular dos filhos. Muitos pais, nas melhores das intenções, forçam situações que deixam os filhos vulneráveis e frágeis e recorrentes na dependência. Aprender a se tornar desnecessário é importante para ceder espaço para o outro e para o amor crescer maduro e forte. Tornar-se desnecessário é uma arte indispensável à vida. (FONTE: SYLVIO DO AMARAL SCHREINER, psicoterapeuta em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 13 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares