quinta-feira, 6 de julho de 2017

DISPOSIÇÃO PARA SAIR DO DESENCANTO


   Os jovens são os mais atingidos pela onda perturbadora nacional, mas na avaliação do professor Ronaldo Baltar, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e diretor do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual DE Londrina (UEL), quando os destroços da crise baixarem, o Brasil terá uma nova chance 
   Oportunidade que os brasileiros não devem depositar em outras mãos que não as suas. “É triste ver, principalmente, a juventude sem perspectiva. Em conversa com os estudantes, tanto universitário quanto do ensino médio, observarmos que não falam muito em futuro no Brasil. Diferente de outras crises, como a dos anos 1980 e 1990 , quando a impressão que se tinha era de que passariam logo, que o país voltaria a crescer Parece que o brasileiro perdeu esta dimensão por conta de tudo que está acontecendo. Mas, vejo algo de positivo e que não aconteceu no passado. As pessoas estão reivindicando mais, não só diretamente aos políticos, mas nas vizinhanças e nas redes sociais. Tem acontecido mais solidariedade e busca por alternativas entre as pessoas. Se o Brasil não é mais o país do futuro, as pessoas decidiram fazer o futuro agora. Tem havido desencanto, mas as pessoas estão dispostas a mudar isso”, avalia Baltar. 
   Neste ambiente em que tudo germina, também podem irromper salvadores da pátria. Na opinião do professor, eles não terão sucesso.
“O Brasil tem vivido também momentos de polarização, causada pela questão ideológica partidária e também pela desigualdade, que é a não aceitação da igualdade. Isso foi potencializado nas redes sociais. Porém, tende a diminuir a partir do momento em que consigamos abarcara diversidade de maneira efetiva. Para isso é preciso fazer valer a regulamentação de direitos”, acredita Baltar, acrescentando que é melhor que essas tensões apareçam no debate e se resolvam em políticas públicas. 
   Mas, e onde está a perspectiva de um país do futuro, como fizeram os brasileiros crer?
   O professor olha para as paredes do beco em que os brasileiros se sentem, tentando enxergar o que tem do outro lado. 
  “Não será fruto de um desenvolvimento econômico, como muitos esperam, mas de um amadurecimento. Hoje, o País está se chocando contra si porque está encarando as diferenças. O problema é não estar vivendo institucionalmente a diversidade em que todas as minorias precisam ser ouvidas e ter legitimidade. Vencidas estas demandas, teremos a construção de um Brasil novo, tolerante e inclusivo”, espera Baltar. (F.L.) (FRANCISMAR LEMES – Especial para a FOLHA , FOLHA MAIS, 24 e 25 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares