sexta-feira, 21 de julho de 2017

NO CALOR DA LENHA - CANJINHA COM COSTELA DEFUMADA



   Uma mão destramela a porta, na outra mão a luz do lampião adentra a grande cozinha reluzindo no chão de vermelhão muito limpo. 
   No canto oposto ainda resta uma brasinha muito tímida na fornalha do fogão, lenha seca e boa que por ali queimou lentamente a noite toda e que agora vai renascer com um pouco de palha e varas secas. 
   A fumaça fica mais intensa e sobe com o calor que faz pingas as linguiças e as costelas de porco levemente salgadas que descansam, maturam e pegam sabor penduradas sobre o fogão. 
   O galo canta pela primeira vez, é a lua quem domina o céu e ainda falta um bom tempo pro sol aparecer.
   O fogo já estrala e chapjsca aquecendo a chapa de ferro fundido que rapidamente é limpa e escovada para em seguida serem ajeitadas a panela com água e a panela com banha, e tudo vai aquecendo...
   Tum, tum, tum, no pilão o milho é quebrado até virar canjiquinha. Neste tempo a água ferve e a banha aquele no cantinho do fogão.
   Temperos na banha, cebola, alho, urucum e em seguida a canjiquinha. Tudo muito bem mexido. A faca escura de uso mas com o fio reluzente passa pelas costelinhas separando alguns pedaços que são colocados com a canjiquinha r muito bem refogados, agora é água para cozinhar e panela que tampada vai mais ao fundo do fogão pra cozinha sem queimar.
   Agora o sol já pinta o horizonte avermelhado. 
Enxadas, peneiras, garrafas com café e muita coragem pra muito trabalho. 
   Lá pelas dez, a fome aperta. Corpo encostado num grande tronco aproveitando a sombra, do embornal sai a marmita, e na marmita o almoço se apresenta. 
   Canjiquinha de milho com costela defumada.
Sabor na boca, força nos braços e alegria na alma.
Veja mais usando o aplicativo capaz de ler QR Code posicionando o código abaixo OU ACESSE O LINK https://goo.gl/LYSBA/

   CANJIQUINHA COM COSTELINHA DEFUMADA

   INGREDIENTES
   500 gramas de canjiquinha (quirera) de milho       1,5 kg de costelinha defumada em pedaços; 01 colher de chá de colorau (urucum); 01 cebola picada; 06 entes de alho inteiros; 01 colher de sopa de banha de porco; Folhas de couve rasgadas; 02 folhas de louro; 01 limão rosa; Sal e pimenta.

   MODO DE PREPARO 
   1) -    Demolhe a canjiquinha por pelo menos 02 horas.
   2 - Em uma panela derreta a banha, adicione a cebola e o alho e refogue rapidamente.
   3 - Junte a canjiquinha sem escorrer e mexa bem.
   4 - Assim que começar a secar adicione a costelinha e mexa bem. 
   5 - Adicione água até cobrir, adicione o colorau, a pimenta e as folhas de louro. 
   6 - Cozinhe até que tudo esteja macio Adicione as folhas de couve e assim que mur (FONTE: Caderno Folha 2, página3, coluna
LEMBRANÇAS COM ÁGUA NA BOCA –
CHEF TAICO, sexta-feira, 21 de julho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares