sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

FAMÍLIA - DESENHO ABUSADO VIRA POÊMICA


Vídeo infantil para TV sueca exibe pênis e vagina, é visto milhões de vezes no YouTube e incentiva a  discussão sobre como e quando falar de sexo com as crianças
     Com música alegre e traço infantil, o clipe é protagonizado por genitais masculinos e femininos dançantes: os pênis com chapéu e bigode, as vaginas de tope e longos cílios. Depois de bailar sobre a tela, os personagens batizados com apelidos comuns na infância, como “pinto”  e “pepeca”, são colocados sobre as figuras estilizadas de dois corpos humanos,  o  de um homem e o de uma mulher, sinalizando à audiência a quem pertence cada um dos órgãos.
     Previsto para ir ao ar no mês que vem no Barnkanalen,  programa educativo para crianças entre três e seis anos , o vídeo divulgado na internet há poucos dias provocou celeuma  na Suécia. Na página do canal SVT no Facebook, pais e mães enfurecidos com o conteúdo duelaram com outros tantos que saudaram a iniciativa da emissora. O vídeo foi assistido quase quatro milhões de vezes no YouTube.
ANSIEDADE
     O momento de falar sobre sexo costuma causar ansiedade nos pais. De acordo com a psicóloga Lina Wainberg, a criança sinalizará quando estiver pronta. O  despertar para questões sexuais costuma ocorrer em duas fases: por volta dos quatro anos e, depois de arrefecer, retorna aos oito ou nove.
     “Os pais devem responder conforme a demanda. Geralmente, as crianças ficam satisfeitas com respostas curtas”, explica Lina.
LINGUAGEM
     É importante, segundo a mestre em sexologia, adaptar a linguagem e o  conteúdo à faixa etária, mas sempre dizendo a verdade. “ A história da cegonha é problemática. Deve-se tentar ser  o mais realista possível. De onde vêm os bebês? Da barriga da mamãe”. Se a criança quiser saber por onde eles saem, a terapeuta recomenda usar vocábulos com que todos da família se sintam à vontade.
     Celso Gutfreind , psicanalista da infância e escritor, afirma que não se deve censurar nenhum tópico, seja  sexo ou qualquer outro.  Desde cedo, a criança elabora questionamentos sobre origem da vida, violência,  morte. Uma situação corriqueira da rotina familiar, como o pai que manuseia chaves para abrir as muitas fechaduras antes de entrar em casa protegida por um sistema de alarme, já serve de exemplo para abordar a insegurança das cidades, por exemplo.
     “O ideal é estar disponível para conversar. A indagação vai aparecer, é inevitável. O pai pode falar porque está tomando todos esses cuidados, sugerir o tema, mas não sair inundando-a de explicações. Não há assuntos proibidos para uma criança pequena, apesar de nossa cultura preconizar que sim, mas é preciso respeitar o momento e o desejo da criança de querer falar sobre o tema”, adverte Gutfreind. ( LARISSA ROSO/AGÊNCIA RBS, publicado no JORNAL DE LONDRINA, quarta-feira, 21 de janeiro de 2015, pag 10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares