Sophia Palma: bailarina que conquistou o primeiro lugar numa seletiva precisa ir a Nova York em junho para competir com outras promessas da dança |
Classificada para uma competição em Nova York, bailarina brasileira busca apoio financeiro para dar sequência à carreira
Sophia Palma Avila começou no ballet com apenas 4 anos. Mas foi ao alcançar os dez que a família e a professora perceberam que a pequena tinha realmente dom para a dança. No primeiro festival que participou, o Passo de Arte, já garantiu o segundo lugar. Também dançou por dois anos no Festival de Joinville, um dos maiores do país. “O complicado é que a dança não é valorizada no Brasil, a gente encontra muita dificuldade em conseguir apoio, ajuda de custo e tudo mais”, lamenta a mãe, Carolina Palma.
Ano passado, Sophia resolveu se inscrever num festival internacional sem grandes pretensões, apenas para ver como se saía. A primeira etapa, em Barra Bonita – SP, trouxe além de experiência, orgulho, pelo primeiro lugar conquistado. Classificou-se para a semifinal em Posadas, na Argentina. A etapa que acontece em setembro de 2016, também foi vencida por Sophia. De lá, classificaram-se ela, uma segunda bailarina brasileira residente em São Paulo, e uma paraguaia que ficou em terceiro lugar. Foram quatro dias de seletivas, com 300 competidores de toda a América Latina. Sophia conquistou a liderança com destaque, como conta a professora Karina, do Ballet Karina Rezende, de Londrina. “Ela tem qualidade para conquistar ainda mais. É uma menina que merece a chance de se apresentar pelas melhores companhias de dança do mundo.”
FUTURO
A final acontece no mês de junho, entre os dias 5 e 10, em Nova York (EUA). Sophia, hoje com 13 anos, vai competir com outras promessas do ballet mundial no Valentina Koslova Ballet Competition (VKIBC). Ela é a segunda aluna de Karina a participar do Festival. Ano passado, Fernanda Massi, sua aluna de apenas 15 anos, foi destaque na competição.
Para a menina, isso representa tanto a realização de um sonho, como um próximo passo para conquistar o que deseja. O festival pode garantir o futuro profissional dela e de outras meninas que se destacarem – as mais bem colocadas ganham bolsas de estudo em companhias de dança espalhadas por todo o mundo. Mas para conseguir participar de mais essa etapa, Sophia tem encontrado dificuldades em obter apoio financeiro. A família segue em busca de patrocínio para cobrir as despesas com passagens, hospedagem, refeições e figurinos – são três roupas diferentes que Sophia deverá usar. Além de buscar patrocínio, seguem também com outras iniciativas como a Mostra de Dança realizada no Teatro Zaqueu de Melo, no último mês; uma rifa, organizada pela família e a criação de uma conta-corrente para receber doações de pessoas que se interessem em apoiar a bailarina.
SERVIÇO
Para doações: Banco Itaú , Agência: 1686, Conta Corrente: 46659-8. Sophia Palma Avila 114.283.359-35
Para a rifa: Valor: R$20 Premiação: R$ 3.000 Sorteio: Dia 29/04 pela Loteria Federal. Contatar Carolina Palma pelo telefone (43) 9.9658.3532 (FONTE: DANIELI SOUZA – Reportagem Local, caderno FOLHA 2, quarta-feira, 12 de abril de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário