sexta-feira, 8 de julho de 2016

PROGRAMADORES PRECOCES

Atração em evento da Oracle em São Paulo, Pedro Carrijo desenvolveu sistemas para auxiliar atividades da mãe, do pai e de uma empresa norte-americana
   Arte da programação atrai pessoas cada vez mais jovens, como Pedro Carrijo, 15 anos, que aprendeu a escrever códigos quando se recuperava de uma cirurgia

   Com apenas 15 anos e uma bagagem de dar inveja a muitos profissionais da Área de Tecnologia da Informática (TI), Pedro Carrijo é franzino, mas foi um dos centros de atenção em um evento realizado semana passada em São Paulo ( SP) com a presença de executivos da Oracle, empresa norte-americana detentora do Java, uma das linguagens de programação mais conhecidas do mundo. O menino já desenvolveu três sistemas – um para a mãe, que é costureira, ter controle dos seus ganhos, outra para o pai, dono de lava rápido, gerenciar a entrada e saída de clientes, e mais um para uma empresa norte-americana de “hospedagem de bicicletas” com base no uso de QR code para fazer a gestão das bikes que entram e saem do estabelecimento por meio de dispositivos móveis. Hoje, Pedro é jovem aprendiz na Oracle, e alterna suas idas à escola com o expediente na filial da empresa em São Paulo, durante o dia. 
   “Aprendi a programar durante a recuperação de um cirurgia de transplante de fígado por seis meses. Sempre gostei muito de jogos e quis aprender a fazer meus próprios”, conta o menino, em entrevista à FOLHA durante o JavaOne promovido pela Oracle na capital paulista. Como jovem aprendiz em uma grande empresa, ele diz desejar seguir carreira desenvolvendo sistemas que fazem a diferença e ajudem as pessoas de alguma maneira. Sua ideia é desenvolver um software que escaneia vários pontos do corpo de uma pessoa para auxiliar quem não consegue ver ou escutar.
   Pedro é uma prova de que não existe idade certa para aprender programação. “No início foi difícil”, ele relata. Mas orienta que, depois de aprender a lógica da programação tudo fica mais fácil. Atualmente, além de Java, o garoto sabe programar utilizando outras linguagens. “ Hoje em dia é bem mais fácil aprender a programar. Antes, tinha que pegar livro na biblioteca, mas hoje dá para conseguir qualquer material na internet a um preciso acessível”, observa o jovem programador. “ Com muito esforço, qualquer pessoa consegue aprender ”. 
   Isaura Carrijo, mãe de Pedro, incentiva o menino. “ A criança que estuda programação, além de desenvolver sistemas, usa a mesma lógica para resolver outros problema, é capaz de encontrar várias maneira de resolver um mesmo problema na escola, na vida, no dia a dia “, diz, orgulhosa. “ E hoje em dia, a tecnologia está acessível a todo mundo “. 

   CAPACITAÇÃO 

   Durante o JavaOne, o Oracle selecionou três Etcs (Escolas Técinicas Estaduais) de São Paulo para que os alunos de Ensino Técnico das áreas de TI pudessem ter um contato mais próximo com a linguagem de programação. Em grupos eles puderam desenvolver um código em Java que fizesse um robô feito com peças de Lego se mover e acender luzes. Todos eles foram bem-sucedidos em sua tarefa, e com bastante facilidade. “ Amanhã eles serão nossos colegas de trabalho “, comenta Leonardo Barros, consultor sênior da Oracle, que explica que o objetivo da atividade foi “evangelizar” a comunidade para a tecnologia e contribuir para que os jovens estejam preparados para o mercado de trabalho já logo depois que saem da escola. Ele confirma que o interesse pela programação parte de pessoas cada vez mais jovens. 
   “ É uma área que sempre vai estar muito em alta”, justifica o estudante do curso técnico em TI Vitor de Oliveira, de 17 anos, A tecnologia, diz, é uma oportunidade de automatizar serviços, ajudando as pessoas a realizarem suas atividades mais rapidamente. Ana Carolina Bispo, de 15 anos, e Suzana Barros, de 18, também estudantes do curso técnico de TI e de Redes de Computadores, também estão de olho no mercado de trabalho e mostram que, em uma profissão dominada por homens, meninas também têm vez. “ Temos as mesmas capacidades que os garotos “, comenta Ana Carolina, que quer ser programadora. 

   MUNDO CONECTADO

   “Essa é uma outra conexão com o mundo “, diz Ricardo Barros, diretor de Marketing Middleware da Oracle para a América Latina, sobre o interesse cada vez mais precoce dos jovens por programação. Na sua visão, tudo um dia terá alguma ligação com tecnologia, a exemplo do que já ocorre com o fenômeno da Internet das Cosas ( Intenet of things – IoT ),em que objetos passam a se conectar uns aos outros mais intensamente. “ O IoTé um processo em que tudo será algo de tecnologia “. (MIE FRANCINE CHIBA – Reportagem Local, FOLHA ECONOMIA & NEGÓCIOS, - MERCADO DIGITAL, quinta-feira, 7 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares