segunda-feira, 25 de julho de 2016

EDUCAÇÃO NA UTI


   Faço minha as palavras da psicóloga Nina Cardoso (8/7) ao referir-se sobre a péssima qualidade da educação diante da realidade do mercado de trabalho, comparando com a de décadas atrás, está uma lástima! 
   A organização de uma empresa ou outra instituição tem suas metas em favor do progresso a cumprir e zelar. No caso de uma escola de todos os níveis, um gerente ou diretor que se preze tem, por obrigação, o que é fundamental e primordial que é estabelecer e cumprir com a alta qualidade de ensino 
   Décadas atrás, quando o governo era consciente da qualidade, os conteúdos para repassarmos aos alunos carregavam como frase principal o seguinte: “o mínimo essencial”. E de acordo com a capacidade e os ideais da diretora e dos professores, caminhava o ensino, tendo como meta o sucesso e progresso nos resultados verificados nos alunos. 
   Atualmente, com essa ditadura socialista, que poucos sabem e percebem, o governo quer interferir na administração e gestão escolar referente à qualidade e conteúdo. É por essa razão que o Brasil está no último lugar no ranking mundial da educação. Gestão escolar, não pode mais usar de sua autonomia educacional, filosófica e pedagógica porque é podada, tudo é proibido. 
   Há décadas, no 1º ano, era realizada uma prova que consistia em uma leitura e interpretação de um pequeno texto, que era eliminatória para passar para o 2º ano. Naquela época, em uma sala de 30 alunos, cerca de 25 eram aprovados, e os outros 5 eram reprovados, pela dificuldade que tinham de serem alfabetizados. Nos dias de hoje, 100% dos alunos são aprovados, porém, sem serem avaliados.
   Esse pesadelo que estamos vivendo chama-se ditadura esquerdista, e está infiltrada nas faculdades através de doutrinação, mas só engana os incautos e desprovidos de visão educacional. Estamos nivelando por baixo, segundo uma das maiores autoridades no estudo de políticas curriculares, Paula Louzano, nas páginas amarelas da revista “Veja” (24/2/2016), comparando a precária situação da aprendizagem do Brasil com países Desenvolvidos, como Austrália, Finlândia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Canadá, diz que nosso governo colocou sobre a mesa uma proposta inadequada. E se não houver uma mudança estrutural, nunca teremos melhoras. 
   Outra grave situação é a postergação da idade mínima para alfabetização. Os neurocientistas, biólogos e psicólogos vêm demonstrando como os primeiros anos são essenciais para o desenvolvimento da pessoa. A criança tem muito potencial e é incansavelmente curiosa, pois é como uma esponja que absorve toda a água de um recipiente, até atingir os 7 anos. Por esse enorme retardo na alfabetização, vemos refletido, na ortografia de alunos do ensino médio e superior, a péssima qualidade de escrita. Não é por acaso que 53 mil estudantes tiraram zero na redação do Enem em 2015. 
   A Língua Portuguesa é um patrimônio precioso do Brasil, que deve ser cuidada e zelada como tal, e não jogada às traças como temos visto. Baseando-me nesses esclarecimentos, e na experiência, tenho por convicção, que uma pré-escola, tendo um bom planejamento, não pode ficar obrigada a passar somente recreação, mas conciliar essa recreação com conhecimento, devemos aproveitar a faixa de idade que melhor absorve conhecimentos, iniciando, assim, a alfabetização de crianças a partir dos 5 anos. ( MARILENE RABELO SORIANI, pedagoga com pós-graduação em Gestão Escolar e diretora do CEI Padre Vicente Marini em Sertanópolis, página 2, ESPAÇO ABERTO, segunda-feira, 15 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares