terça-feira, 19 de julho de 2016

A EDUCAÇÃO DO FUTURO SERÁ COLABORATIVA E COLETIVA

 
   Pensar no futuro, nas mudanças e desdobramentos que podem acontecer no mundo, e em todos os seus desafios implica refletir sobre a educação do amanhã, já que a educação é o meio pelo qual podemos fazer do mundo um lugar melhor e o caminho que nos prepara para as transformações Sugere que o que estamos fazendo agora nas escolas precisa ser pensado e exige de nós todos uma reflexão sobre como estamos conduzindo a educação de nossas crianças, que tipo de ferramentas estamos oferecendo para nossos alunos para que eles possam se desenvolver como cidadãos, como tem sido o apoio para o crescimento e aprimoramento de professores e qual tem sido o papel da escola. 
   Nossa reflexão vai desde olhar para as estruturas físicas de uma instituição, mas principalmente pensar sobre o conteúdo que estamos compartilhando e a forma como estamos envolvendo os alunos no processo. O futuro acena com alguns desafios e mostra que as crianças de hoje vão precisar ser pensadores mais críticos, solucionadores de problemas, inovadores, bons comunicadores, cidadãos atentos e preocupados com o planeta, aprendizes independentes e hábeis para lidar com as mídias e tecnologias da informação. 
   Não é pouca coisa e toda a mudança precisa começar no formato da educação atual. Os educadores, por exemplo, precisam ser preparados para serem mediadores do conhecimento e não somente transmissores. A educação do futuro será coletiva e colaborativa, ou seja, com projetos a serem desenvolvidos em grupos, focada no desenvolvimento de habilidades e não só no conhecimento, baseada em processos e não em conteúdo, no pensamento e raciocínio lógico para a resolução de problemas, na prática e não só na teoria, em grupos e não em indivíduos. A educação do futuro deve desenvolver um aprendizado para a vida tornando os alunos aprendizes autônomos. A aprendizagem do amanhã é coletiva porque aprendemos com o mundo e com as pessoas que nos cerca e não isoladamente. É colaborativa, participativa e engajada. 
   E por que a necessidade de mudança? Porque a educação tradicional ou do século XX baseada na transmissão do conhecimento pelo professor, no indivíduo, na teoria e na memorização não é mais suficiente para preparar o aluno para os desafios presentes e futuros. Precisamos prepará-los para aprender, mais do que para repetir. Para despertar a curiosidade para que enfrente um mundo para o qual não sabemos como será.
   Nessa esteira, muda-se o enfoque que damos ao processo de educação, mudança ainda embrionária mas que já está sendo aplicada em algumas escolas: a educação deve ser baseada em projetos, onde as crianças são guiadas a fazer profundas investigações e a buscarem respostas para tópicos de seu interesse; que incentivam o uso de diferentes habilidades pelos alunos, que aprendem a trabalhar cooperativamente e a fazer perguntas que orientem suas pesquisas, aprofundando conhecimentos, expandindo competências e desenvolvendo o pensamento crítico. 
   Não se trata de uma mudança fácil. A educação do futuro tem grandes desafios, a começar pela qualificação e apoio aos professores. Precisam ser treinados para também aprimorarem suas habilidades em sala de aula. Do outro lado, pais e responsáveis precisam ser os primeiros a incentivar a descoberta, criticar e estimular que os pequenos corram riscos. Só assim vão aprender. E eu não tenho dúvidas de que, com mudanças, a educação do futuro pode gerar escolas mais cidadãs e indivíduos mais conscientes do seu papel no mundo. Demanda esforço de todos nós, mas é necessário. Não sabemos como será o mundo amanhã. As alterações podem ser culturais, sociais, de linguagem, de conteúdo ou dizer respeito ao acesso à informação – um mundo sem fronteiras ou barreiras físicas. Mas podemos formar pessoas flexíveis o suficiente para viver nele e se adequar ao que vier. Autônomas para fazerem escolhas, felizes e contribuindo com o mundo de forma saudável. ( ANDREA PIZAIA ORNELLAS, diretora de escola de educação infantil e ensino fundamental em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, terça-feira. 19 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA ).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares