sexta-feira, 1 de julho de 2016

COM SUCATAS E SEM MERCÚRIO, RIO-16 QUER MEDALHAS MAIS SUSTENTÁVEIS DA HISTÓRIA

Funcionário da Casa da Moeda do Brasil trabalha em uma medalha paraolímpica que vai ser utilizada nos Jogos do  Rio
   Restos de espelhos e chapas de raio-x passam longe do pensamento de um atleta quando imagina como seria o auge da sua carreira, mas essas sucatas estarão presentes nas medalhas do Rio-16.
   Produzidas pela Casa da Moeda, as 5.130 medalhas foram desenvolvidas com a promessa de serem as mais sustentáveis da história olímpica. 
   “Algumas possibilidades foram efetivamente realizadas, como o ouro 100% isento de mercúrio em sua extração e a prata em que 30% é de reciclagem”, disse o superintendente da Casa da Moeda, Marcos Pereira, no local de produção, zona oeste do Rio.
   Segundo Pereira, a ideia é estimular grandes empresas a trabalhar com ouro que atenda aos critérios de sustentabilidade, uma vez que o mercúrio pode contaminar o ambiente, populações ribeirinhas e a cadeia alimentar.
   A principal matéria-prima das medalhas de ouro é a prata, que vem de resíduos de espelhos, desembaraçadores de para-brisas de carros, soldas ou até chapas de raio-x. 
   Com 92,5% de pureza, a prata recebe um acréscimo em sua composição metálica de seis gramas de ouro, de 99,9% de pureza, tornando-se então da cor que representa os campeões dos jogos.
   O cobre das medalhas de bronze também é de origem reciclada, mas de materiais da própria Casa da Moeda. 

   ARTESANAL
 
   As medalhas levam no mínimo 48 horas para serem produzidas, em um processo quase artesanal. Equipes se revezam 24 horas por dia. 
  Apesar das máquinas de ponta para modelagem, os primeiros modelos foram fetos pelas mãos de artistas como o gravador Nelson Neto Carneiro, servidor da Casa da Moeda há mais de 40 anos.
   O desenho da deusa grega Nike, que representa a vitória, é exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI) e foi ajustado manualmente para maior precisão. Posteriormente, são adicionado digitalmente novos elementos, como um estádio e a legenda abaixo da imagem. 
   “ É um sentimento de conquista. A gente faz o trabalho e o vê no peito dos atletas, que fizeram um esforço enorme para conquistar, porque são pouquíssimos que vão conquistar “, disse Carneiro. 
   A produção da Casa da Moeda também pretende criar um legado no que diz respeito às medalhas paraolímpicas, segundo Victor Hugo Berbert, gerente da seção de medalharia: pequenas esferas de aço inox colocadas dentro das medalhas geram sons diferentes de acordo com a classificação. 
   “ A gente percebeu que era possível fazer sons se variássemos as esferas. Daí veio a ideia de fazer sons diferentes para ouro, prata e bronze. ( DA REUTERS, COTIDIANO, B7 ESPORTE ,espaço FOCO, quinta-feira, 30 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE S. PAULO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares