domingo, 24 de julho de 2016

GÊNERO E IDEOLOGIA DE GÊNERO: ESPINHOSA RELAÇÃO


   No ano passado, acompanhamos os impasses em torno dos termos: Gênero e Ideologia de Gênero, quando houve discussões para se manter, ou não, a palavra ”gênero” nos planos nacionais, estaduais e municipais de Educação. De onde vem esta relação espinhosa entre os dois termos? É importante esclarecer os fundamentos de ambos.
   Gênero diz respeito à masculinidade e à feminilidade, ao jeito de ser homem e de ser mulher, de comportar-se e de vestir-se de acordo com as regras que cada cultura vai determinando. Por isso diz-se que gênero é uma construção social e histórica, porque vai mudando ao longo dos tempos. Antes, falava-se em: papeis sexuais, mas esta expressão foi abandonada porque dava a ideia de uma lista fixa do papel do homem e da mulher. Ser homem, nos dias de hoje, é bastante diferente do que ser homem há várias décadas atrás. Idem para a mulher. Ser homem ou mulher num país católico é diferente de o ser num país muçulmano. Mudanças positivas no comportamento do homem implicam em mudanças no comportamento da mulher e vice-versa, e ambos saem ganhando.
   Trabalhar gênero nas escolas significa refletir sobre: as desigualdades entre homens e mulheres e as implicações negativas dessas desigualdades, para ambos; o alto índice de discriminação e violência contra a mulher e contra as minorias raciais, religiosas e sexuais; e o abuso sexual contra crianças e adolescentes. Significa também conscientizar a respeito dos direitos humanos, dos direitos sexuais e direitos reprodutivos e dos diversos tipos de família. Trabalhar gênero nas escolas é ajudar a compreender a opressão exercida sobre os homens (homem não chora, etc.), é educar para o respeito à diversidade, de modo a eliminar todo tipo de preconceito e discriminação, seja racial, sexual ou de religião, entre outros, e é educar para superar o machismo e o sexismo (a divisão: isto é de homem, isto é de mulher). 
   Ideologia de gênero é um termo que não faz parte dos estudos científicos sobre gênero. Ele  foi criado e usado por pessoas não progressistas, que defendem papeis regidamente estabelecidos para o homem e para a mulher, devendo esta ficar em condição subserviente e inferior. Para essas pessoas, a diferença entre homem e mulher é fundada na biologia e, portanto, é natural, sendo inconcebível a ideia de luta pela igualdade e, também, as pessoas mudam sua forma de agir, de se comportar e de se relacionar com o sexo oposto. Esse grupo acredita que falar de sobre gênero nas escolas é favorecer que as crianças mudem de sexo ou se tornem homossexuais, por exemplo. Para ele, a aceitação da possibilidade de família composta por pais ou mães homossexuais vai conduzir à morte da família tradicional, cuja essência está na procriação. Além disso, condena como pecaminosa a homossexualidade. 
   Quando foi criado o termo Ideologia do Gênero? Nos anos de 2014 e 2015, quando se discutiu, no Brasil, os Planos de Educação? Não. Já no ano de 1998, o livro “Ideologia de gênero: o neototalitarismo e a morte da família”, de Jorge Scala, advogado argentino, apresenta “a teoria” da Ideologia do Gênero e prega contra todo trabalho educativo sobre gênero. Esta e outras publicações semelhantes circulam pelo Brasil e em muitos outros países. Vários religiosos e políticos cristãos e fundamentalistas vêm causando pânico moral com base nessa ideologia. Quanto desserviço à educação e às relações humanas! Vejamos a fala da psicóloga Marisa Lobo, pertencente a esse grupo: “ A vitória da Ideologia de Gênero significa a permissão de toda perversão sexual (incluindo o incesto e a pedofilia) [...], a perda do controle dos pais sobre a educação dos filhos, a extinção da família [...]”. Em 17/08/2015, por meio da Nota Técnica 24/2015, o “Ministério da Educação reitera a importância dos conceitos de gênero e orientação sexual para as políticas educacionais e para o próprio processo pedagógico. É conhecimento cientificamente produzido que não pode ser excluído do currículo.” A ONU apoia a inclusão do tema gênero na Educação. (MARY NEIDE DAMICO FIGUEIRÓ, psicóloga e doutora em Educação em Cambé, página 2, ESPAÇO ABERTO, domingo, 24 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares