Psicanalista Sylvio Schreiner escreverá semanalmente na editoria da Saúde.
Você conhece e sabe lidar com sua vida mental? Estas são as questões centrais que serão trabalhadas e refletidas a partir d edição de segunda-feira (12 no caderno de Saúde da FOLHA, com a estreia da coluna “Mundo Vivo”, do psicanalista Sylvio Schreiner. Os textos serão publicados semanalmente, sempre às segundas, e o primeiro abordará a transformações que fazem as pessoas serem diferentes.
Formado em psicologia e com especialização em psicoterapia, Schreiner destaca que a consciência mental ajuda a moldar como se vive, por isso é tão importante, porém, desconhecida na maioria das vezes.
“Dão atenção grande para a formação acadêmica e acham que isto basta para ter uma boa vida, mas nãoé assim. Quantas pessoas ganham bem e não são felizes. Precisamos ter a noção que a vida mental é fundamental para fazer boas escolhas, o que interfere nas relações como um todo. É para isso que quero chamar atenção”, indica. “As emoções e sentimentos são o que nos dá sentido à vida!, acrescenta.
O especialista mantém desde o ano passado blog no Portal Bonde, do Grupo Folha de Comunicação, que leva o mesmo nome da versão que começará a ser publicada no jornal impresso e será disponibilizada no stite da FOLHA. No Bonde, em que permanecerá, as poxtagens ocorrem todas as segundas e sextas-feiras, sendo que nesta última procura responder perguntas dos internautas. Essa interação também será levada para a coluna. “Gosto de acolher o que estão falando. Muitos não dizem pois têm medo de estarem sendo ridículos. Uso as indagações como subsídio para escrever sobre temas pertinentes..”
APRENDENDO A OUVIR
Segundo o psicanalista, vivenciamos um momento em que muitos querem falar, entretanto, poucos estão dispostos a ouvir. “Está havendo pouco espaço para a escuta e a psicanálise vem justamente neste sentido, como local para ouvir. Não apenas para uma escuta generosa, mas para entender. Quando se ouve o outro, entramos em contato coma questão humana e isso colabora para nos conhecermos”, elenca..
Numa época com altos índices de diagnósticos de depressão e suicídios, abrangendo também adolescentes e jovens, Schreiner ressalta que atravessamos uma fase em que as pessoas não estão suportando viver. “Não sabem lidar com a frustração. Acham que basta querer, que podem e conseguem , contudo, não é assim. O jovem, em especial, tem esta ideia que pode ter o que quer, quando quer, e no caminho encontra dificuldades para realizar. Tudo isso pode levar à depressão, ao ódio à vida”, adverte, lembrando do “peso! Que as redes sociais hoje exercem. “Na vida virtual todos são felizes e esperam encontrar isso na vida real”, afirma.
Natural de Indaiatuba, São Paulo, Sylvio Schreiner está em Londrina há 16 anos, lugar para qual veio depois de se formar. A escolha pela profissão, inclusive, partiu de uma vivência no período de juventude. “Estava “perdido” e pensava em suicídio todo o dia. Minha família me levou a um psicanalista e fui encontrando a saída para essa situação. Então, vejo esse espaço com muito carinho. Não escolheria outra profissão, mesmo com todos os perrengues”, conta.
Como uma orientação geral, o que será realçado ao longo das publicações na coluna “Mundo Vivo!” o especialista aponta a necessidade de não se sentir sozinho nos momentos de angústia. “Todo mundo fica triste em algum momento. Deve-se aprender a lidar com isso e superar, pois todos estão no mesmo barco. Não tem nada errado em sofrer, mas sim em persistir no sofrimento. “ (FONTE: PEDRO MARCONI, Reportagem Local, página 6, FOLHA GERAL, geral@folhadelondrina.com.br, sexta-feira, 09 de agosto de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário