segunda-feira, 19 de agosto de 2019

SABEDORIA PARA AMACIAR O QUE NOS DÓI


Texto extraído da coluna MUNDO VIVO, escrito por SYLVIO DO AMARAL SCHREINER

 ‘Um mestre, próximo de se aposentar, precisava de um assessor. Entre seus discípulos, dois deram mostras de que eram aptos, mas para escolher entre eles o mestre lançou um desafio para colocar a sabedoria dos dois à prova. Ambos receberam alguns grãos de feijão que deveriam colocar dentro dos sapatos para então apreenderem a subida de uma grande montanha. Dia e hora marcados, começa a prova. Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar. No meio da subida, parou e retirou os sapatos. Aa bolhas em seus pés sangravam, causando dor. Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista. Prova encerrada, todos voltam ao pé da montanha para festejar. O derrotado aproxima-se e pergunta ao vencedor como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos: - Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei – foi a resposta.” 
   Este conto popular, cuja autoria desconheço, carrega uma verdade importante para compreendermos a nossa natureza. Com ele aprendemos como temos uma grande responsabilidade pela nossa vida. Muitas pessoas se eximem dessa responsabilidade e projetam sua felicidade ou infelicidade nos acontecimentos do mundo externo e se esquecem de dar valor ao modo como vivem. Problemas todos nós temos, mas é preciso que possamos lidar com eles de uma forma mais sábia, a fim de não ficarmos machucados. 
   Como lidamos com nossos problemas? Queremos de todas as formas nos livrar deles o quanto antes. Querer se livrar dos problemas é humano e compreensível, mas, infelizmente, as coisas não funcionam assim. Não se livra de um problema, mas há a chance de conseguir “cozinhá-los”, ou seja, pensar sobre eles, elaborá-los e dar eles um fim mais realista. Isso é assumir a responsabilidade pela própria vida e se tornar mais forte que os problemas. Assim, você poderá “pisar” sobre eles problemas sem se machucar. 
   Por isso, cultivar a mente é uma das melhores formas de ficarmos mais fortes e preparados perante os percalços da vida. Aliás, a cura na psicanálise tem a ver com isso. O verbo curar vem do latim curare que quer dizer “cuidar, dar atenção”. Então, a cura de realiza quando damos atenção à algo e passamos a cuidar desse algo. A cura não é milagrosa. Não vem do nada, de repente, mas é um processo que se dá ao passarmos a olhar com mais atenção para aquilo que nos dói. Tal como um curador de um museu. Ele é um cuidador das obras de arte. Se a gente olhar para nossa mente como um grande bem a ser cuidado podemos então passar a ser curadores de nossos recursos internos. 
   Que possamos todos aprender a cuidar de nossos problemas com mais acolhimento e discernimento, sem sentir a necessidade de jogá-los longe o mais depressa possível. O mais importante é aprender a lidar com ele para que fiquem “amaciados” Realizando este processo nos tornamos maduros e sempre estaremos mais preparados para vivenciar a vida com muito mais qualidade e prazer. (FONTE: Texto escrito por SYLVIO DO AMARAL SCHREINER, psicanalista em Londrina – mundovivo@folhadelondrina.com.br Folha Saúde, página 9, segunda-feira, 19 de agosto de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares