|
A diretora Margarida Cândias Silva Lopes, com os alunos: tecnologia em sala de aula para facilitar a aprendizagem. |
Transcrição de Reportagem Loca., Folha Cidadania, terça-feira, 20 de agosto de 2019, do jornal Folha de Londrina
Professores tornam aulas mais atrativas por meio de ferramentas digitais
A educação está em todas as partes. Basta querer olhar para ela. Sites voltados para a educação para professores trazem ideias de como preparar os mestres, não importa o quanto já sejam experientes. Há ideias para tornar as aulas – em salas ou não, mais dinâmicas, atrativas e criativas, fazendo quem está na fase do aprendizado ainda mais interessado.
Até pouco tempo, os professores contavam só com cartilhas ilustradas e complementavam o ensino com outras experiências. Havia conteúdos extraídos de jornais, revistas e desenvolvia-se material de apoio fresquinho, fresquinho, poro meio de reproduções feitas no mimeógrafo. Com cheirinho de álcool, o esforço do professor vinha em forma de tarefa, prova, e às vezes era a atividade de pintar um mapa que fazia o educando a enxergar onde estava – geograficamente e onde poderia chegar – por meio dos estudos, livros e explicações.
Ao longo dos anos, as ferramentas evoluíram. A sede de conhecimento e a forma de reter a informação também. Desta maneira, além da pedra de giz, o quadro “negro” e o professor, hoje há recursos audiovisuais capazes de tornar mais rica a relação com a educação. Há mais de 30 anos, ao lado do educador brasileiros, a Nova Escola apresenta-se como uma multiplataforma com presença nos meios impressos e digitais, sendo a revista e o site seus principais canais.
O site possui acervo próprio de material pedagógico , atualizado diariamente com conteúdos em diversos formatos: notícias factuais, reportagens investigativas, entrevistas e blogs. Usuários cadastrados também têm acesso a planos de aula, jogos, curadoria de vagas e oportunidades, contos, práticas inspiradoras e questões de prova. Já os assinantes podem desfrutar de conteúdos exclusivos, como cursos, certificados, novas edições e acervo de revistas digitais e descontos no Clube de Benefícios. No site novaescola.org.br educadores encontram recursos para ajudá-los a planejar a aula, e engajar mais os alunos. Vejam mais em https;//novaescola.org.br
O SacaSó é um outro exemplo de uma plataforma de vídeos educativos por assinatura que se baseia no fato de que a aprendizagem das crianças mudou e por isso a tecnologia tornou-se fundamental. Com conteúdos baseados na experiência e conhecimento de professores especialistas em suas áreas, os vídeos complementam os estudos de forma divertida e interativa. Ciente de que cada aluno tem seu ritmo, oferecem opções. A plataforma se intitula como uma solução completa para ajudar no desenvolvimento de crianças do Ensino Fundamental nas principais disciplinas do currículo escolar. A cada novo conteúdo, é possível acompanhar o ganho de conhecimento por meio de exercícios, quis e testes interativos. Pelo celular, tablete ou notebook. O endereço é: https;//www.sacaso.com.br
No site do UOL Educação, educadores e educandos ficam por dentro de todos os temas ligados à área. Por meio de um trabalho primoroso de profissionais da Educação, Artes, Atualidade, Biologia, Ciências, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, Geopolítica e História do Brasil estão disponíveis para pesquisa e servem de material de apoio para pesquisa e estudos até mais aprofundados. Na área da Literatura, é possível espiar “”Dom Casmurro”, de Machado de Assis, uma obra de 1900 sobre um homem velho e ranzinza (daí o nome casmurro) que viveu uma história de amor com final trágico. Cobrança recorrente em vestibulares, a leitura é um convite e tanto para ampliar o vocabulário também.
Os mais interessados em Ciências encontram no UOL Educação, um conteúdo exclusivo e curioso. “Por que piscamos os olhos constantemente”? O que aconteceria se ficássemos sem piscar? E ensina: “Não há grandes mistérios. Precisamos desse mecanismo par o bom funcionamento dos olhos. Por meio de um vídeo, é possível descobrir tudo isso e abrir ainda mais os olhos para a Educação. Veja lá: https;//educação.uol.com.br
O UNIVERSO DIGITAL DENTRO DA SALA DE AULA
Em Londrina, alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental já reconhecem que os esforços dos professos transcendem os materiais básicos. De acordo com a diretora da Escola Municipal Norman Prochet, Margarida Cândida Silva Lopes, a unidade integra um projeto- piloto iniciado este ano do uso da tecnologia em sala de aula. Para tal, professores investem em formação para estender novas ferramentas aos alunos. “Nossa escola e mais três começamos ao mesmo tempo. A Escola Municipal Professor Juliano Stinghen , no Parigot de Souza, Escola Municipal Professora Maria irene Vcentini Theodoro e Escola Municipal Nina Gardemann, no Jardim Tókio”.
A proposta é colocar a tecnologia em sala de aula e por meio da capacitação, alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I, no período da tarde, colocam em prática a ideia. “No nosso caso, usamos os notebooks que foram doados pela Sandoz”, explica Lopes. Por meio de uma capacitação diferenciada, a diretora explica o uso da tecnologia na educação como fundamental. “É super importante para desmistificar que celular, tablete ou notebook atrapalham o aprendizado”.
Assim, o depoimento da professora faz com que os pais olhem para esses equipamentos de modo diferente, como parceiros na formação. Os professores pesquisam e usam blogs interativos e isso os apoia na interação e proporciona outras visões no conteúdo”, observa. Por meio de um programa do governo federal – Educação Conectada – a diretora explica que a melhora na qualidade da banda larga permite que o uso da internet seja compartilhado e as tarefas fluem. “Ao todo, 64 escolas são beneficiadas graças ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). “Nós, que somos mais velhos na rede de ensino, não tivemos essa vivência profissional e hoje, felizmente é possível acompanhar como os professores na ativa estão articulados, sabem do papel que tem a tecnologia e, por meio de profissionais que os apoiam na área da tecnologia, conseguem resolver orientação e planejar aulas mais diferenciadas”.
Ainda segundo a diretora, os professores também buscam por si mesmos, são criativos e sabem que a tecnologia é uma ferramenta que serve para dinamizar práticas pedagógicas. “ O conhecimento caminha rapidamente e mundialmente e podemos trabalhar conhecimentos fidedignos. As crianças amam tecnologia e aproveitam as oportunidades – o uso de óculos de carbono, a realidade aumentada, tudo isso representa mais qualidade de ensino na sala de aula e motiva a odos. Percebemos a interação e a interferência que os alunos, tão jovens fazem, pois ficam encantados. E isso nos orgulha, pois estamos dando mais oportunidades. (WV). (FONTE: WALKÍRIA VIEIRA, Reportagem Local, FOLHA CIDADANIA, terça-feira, 20 de agosto de 2019, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).