Editorial do jornal FOLHA DE LONDRINA, 20 E 21 DE ABRIL DE 2019
Nos países do Ocidente, a Páscoa é uma das principais datas comemorativas. Não porque a sexta-feira que antecede ao domingo de Páscoa é feriado, ou porque neste fim de semana todos têm uma desculpa para comer chocolate. A verdadeira razão é que, entre os cristãos, a data comemora a ressurreição de Jesus Cristo, ocorrida três dias depois de sua crucificação.
Como é tradição em muitas cidades brasileiras, em Londrina a Sexta-feira Santa também foi momento de penitência, jejum e oração para os cristãos. Na paróquia São Vicente de Paulo dezenas de fiéis se reuniram para a Via Sacra, encenada há 15 anos nos espaços do asilo que fica ao lado da igreja.
Tendo como significado “caminho sagrado”, a Via Sacra recorda os últimos momentos da vida de Jesus, a partir do que é narrado na Bíblia, relembrando sua condenação e crucificação até a ressureição, por meio de 15 estações. Como explicou o padre Romão Martini Martins, pároco da paróquia São Vicente de Paulo, é “um dia de vigilância para a pessoa a olhar mais para si”. É um bom momento para todos os cidadãos, independente da crença, buscarem o autoconhecimento e uma reflexão sobre seus valores, condutas e o modo de vida que adotaram.
Recentemente, a FOLHA publicou reportagem com base em uma pesquisa do Instituto Ipsos mostrando que a polarização política no Brasil atingiu um nível elevado de intolerância que suera a média internacional de 27 paises analisados. Uma demonstração de que as pessoas precisam realmente parar por algum tempo e reprogramar sua postura. O momento ideal é este A contrário do Natal, que cada ano vem ganhando mais peso comercial, a Semana Santa manifesta muito mais seu caráter religioso (apesar do apelo dos ovos de chocolate e da tradição do bacalhau).
A Páscoa, este grande símbolo da esperança, vem mostrando desde os primeiros anos do cristianismo que sempre é possível recomeçar. Em tempos de crises humanitárias, conflitos, intolerância, radicalismo, desigualdades sociais e miséria em muitos países, não há melhor mensagem para os homens e mulheres transmitirem do que esperança e força para superar as dificuldades. (FONTE: EDITORIAL do jornal FOLHA DE LONDRINA, página 2, FOLHA Opinião, opiniao@folhadelondrina.com.br, 20 e 21 de abril de 2019).
Nenhum comentário:
Postar um comentário