Você já reparou como Deus caprichou na cor verde na natureza? Quando fotografei os alimentos por cores para o Desafio do Bem – 30 dias, fiquei impressionada como para essa cor eu precisei de duas páginas e meia do livro e para as outras no máximo uma.
Ao observar essa imagem que
representa a nossa célula do sangue (hemoglobina) e ao lado essa que, poderíamos assim dizer, representa o “sangue” das folhas verdes (clorofila) começamos a entender. Elas são praticamente idênticas. A hemoglobina é vermelha porque tem um ferro no centro e a clorofila é verde porque tem magnésio no centro.
Assim como o ferro é vital para nós, o magnésio é vital para as plantas e a grande surpresa: é vital também para nós!
Desde que comecei a estudar mais profundamente o magnésio, percebi que sem ele nada acontece. El é considerado o maestro de uma grande orquestra formada pelas vitaminas e minerais, além de participar da formação de mais de 300 enzimas.
Em uma orquestra não adianta ter cinco pianos e apenas um violino, certo? Da mesma forma nossas vitaminas e minerais precisam estar na quantidade correta para as necessidades de cada um. Lembre-se de que Deus nos fez únicos e por isso nossa individualidade bioquímica tem que sempre ser levada em conta.
Mas, de que adianta uma orquestra impecável se não tivermos um maestro para regê-la? Essa é uma das funções do magnésio.
Mas não são apenas as folhas verdes que contém magnésio, porém, todas as folhas verdes têm magnésio.
Quando me pediram para escrever esse artigo focado para atletas, me lembrei imediatamente do magnésio como tema principal.
Todos pensam que um dos ingredientes mais importantes é o carboidrato, para fornecer energia. Só que sem magnésio essa função fica prejudicada.
O carboidrato é nossa principal fonte de energia, que obtemos através de raízes como a batata, mandioca, cará, inhame, etc, e dos legumes, verduras e frutas. Sim, eles também são fontes de carboidrato.
Só que dentro das nossas células está na forma de energia imediata, chamada de ATP, e precisa estar acoplado a um magnésio para funcionar.
Resumindo, tanto para o atleta, quanto para qualquer pessoa esse mineral é fundamental e está à nossa disposição na natureza, através das folhas verdes, que também são responsáveis pela chamada fotossíntese.
Fica aqui a pergunta: será que todo esse cansaço que você anda sentindo, essa falta de ânimo não poderia ser a falta de magnésio na sua alimentação?
E antes de sair comprando suplementos na farmácia para suprir essa possível deficiência de magnésio, lembre-se que entre um mineral fabricado em laboratório e esse mesmo mineral adquirido pelo alimento, seu corpo vai entender e absorver melhor aquele que estiver disponível como Deus colocou para nós. (Gen.1).
Entendeu agora por que eu coloquei a cor verde como destaque principal no Desafio do Bem – 30 dias? Aceite esse desafio e sua saúde vai agradecer! (FONTE:
DRA GISELA SABIOLI. Nutricionista clínica, escritora, blog. cancaonova/maissaude twitter.com/giselasavioli www.giselasavioli.com.br Revista Canção Nova, Fevereiro 2017, página 13 + Saúde).
Nenhum comentário:
Postar um comentário