A foto vencedora foi clicada na propriedade de Eliel dos Santos, produtor de hortaliças no Patrimônio Selva |
Dois representantes de Londrina entre os vencedores do 12º Prêmio New Holland de Fotojornalismo; editor da FOLHA fica com o prêmio pela segunda vez
O 12º Prêmio New Holland de Fotojornalismo tem dois representantes de Londrina entre os vencedores. O fotojornalista Sérgio Ranalli. Editor de fotografias da Folha de Londrina, ganhou o grande prêmio na categoria profissional e o funcionário público aposentado Flávio Benedito Conceição foi o vencedor na categoria aficionados.
Os argentinos Alberto Alejandro Elias e Verukuyl Victor Marcelo completam o quadro de vencedores da edição deste ano. Elias levou o prêmio especial na categoria profissionais máquinas New Holland, com imagens de produto da marca no campo, e Marcelo, na categoria aficionados máquinas.
O prêmio tem como objetivo contemplar o trabalho dos apaixonados pela fotografia na agricultura. Os quatro serão premiados durante o Agrishow 2017, que ocorre em Ribeirão Preto, em maio. O prêmio recebeu a inscrição de 1.592 imagens.
Apaixonado pelo universo rural Ranalli é veterano no New Holland de Fotojornalismo. Ele teve fotografias selecionadas em todos as edições anteriores, já ficou em segundo lugar e conquista pela segunda vez o prêmio.
A foto vencedora foi clicada na propriedade de Eliel dos Santos, produtor de hortaliças no Patrimônio Selva. Para a edição deste ano, ele inscreveu 10 fotos e três foram selecionadas para participar da exposição itinerante. ” “Conquistar o prêmio é gratificante. Valida o trabalho que você está fazendo. O feedback dos jurados dá o caminho a seguir”, disse Ranalli.
A fotografia faz parte do dia a dia do funcionário público aposentado desde 2009. Há quatro anos se inscreve no New Holland. “É emocionante participar, porque não é fotojornalismo, é uma fotografia mais voltada para a questão da arte e beleza. O teu trabalho é visto com admiração”, comentou Conceição.
Dono de um sítio em Paiquerê, ele aproveita o trajeto da cidade até a propriedade para registrar as belezas do campo. “Tem uma fazenda no caminho entre Irerê e Paiquerê que sempre tem uma névoa de manhã e tem rendido e tem rendido umas fotos lindas por causa do relevo e da mata”, disse.
Além das quatro fotos premiadas, o júri selecionou outras 26 imagens para compor uma exposição itinerante que vai percorrer os países participantes da América do Sul. Entre elas, uma foto do fotojornalista da Folha de Londrina Ricardo Chicarelli da colheita do milho do ano passado. “Ficou uma foto diferente, mais concentual”, disse Chicarelli. Essa é a terceira vez que suas fotos são selecionadas para a exposição. (ALINE MACHADO PARODI – REPORTAGEM LOCAL, página 8, caderno FOLHA RURAL, 25 e 26 de março de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário