quarta-feira, 15 de março de 2017

PODER DAS PALAVRAS


   As palavras têm um atributo, uma personalidade, e irradiam o que está contido nelas. Tendo densidade e peso, elas estão identificadas com o estado mental de quem as pronuncia ou escreve. Com poder de propagação, essas emanações se aninham onde melhor encontram abrigo. As palavras proferidas com convicção expressam um sentimento e são carregadas de forte impulsão. Dependendo de sua qualidade, podem gerar uma atmosfera de paz onde semeadas ou turvar o ambiente, gerando mal-estar aos sensíveis. Faladas, escritas ou apenas pensadas, elas têm poder. Uma prece ou mensagem de louvor produzem efeitos benéficos e propagam essa corrente; e, quando em sentido contrário – uma blasfêmia, uma “praga rogada”, como se diz – atingem o alvo e geram consequências funestas. 
   Lendo ou ouvindo o que uma pessoa escreve e profere, pode-se saber seu nível mental e seu grau de evolução moral e espiritual, e é da boa política manter distância dela ou criar mentalmente uma barreira que isole essa vibração negativa, porque ela contagia. Deve haver os que se imaginam libertos ao valer-se publicamente das palavras pesadas e agressivas, mas isto denota dependência, uma espécie de viciosa necessidade. Suponho que desejam agredir, não se sabe a quem, mas talvez aquelas pessoas bem comportadas e comumente tachadas de moralistas ou de ideologia ou crença diferente.
   É aliviante revelar nossas amarguras ao confidente, mas não se deveriam fazer isso publicamente, sobretudo pelas redes sociais, como se fossem um “muro de lamentações”. Da mesma forma, quanto menos falemos de doenças e males, nossos ou de outros, tanto melhor. Porque o resultado disto é que, quanto mais citamos algo ruim, mais o atraímos. 
   A frequente citação de uma coisa se corporifica, propaga-se e fica impregnada nas pessoas, como a fumaça do cigarro, que prejudica também os não-fumantes próximos. Pensamentos, sentimentos, palavras, são portadores de vigorosa força. Se não brincamos com armas, não devemos brincar com as palavras de conteúdo agressivo. Porque, além de atingir aos outros, o efeito delas retorna como um bumerangue a quem as proferiu. (WALMOR MACCARINI, jornalista em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quarta-feira, 15 de março de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares