Eu gosto muito de falar em sinergia. Mesmo sendo uma expressão desgastada pelo uso manipulado especialmente por empresas em processo de fusão ou aquisição para alavancar o preço das ações, sinergia é uma necessidade da vida, e muito mais dos negócios.
“Sinergia é o poderoso resultado ao qual se chega quando dois ou mais seres humanos respeitosos decidem, juntos, ir além de suas ideias preconcebidas para enfrentar um grande desafio. “Este conceito foi enunciado por Stephen Covey, em seu livro “A terceira alternativa”. Um livro de excelência.
Observe o que ele diz. Só acontece a sinergia entre pessoas respeitosas. Sem respeito, jamais há sinergia. E é curioso. Eu conheci, por exemplo, casais que se amavam, porém, quando perderam o respeito, a convivência tornou-se impossível. Já outros, que se respeitavam, permaneceram juntos e satisfeitos mesmo quando o amor perdeu o colorido.
O fantástico disso é o fato da sinergia não ser um acordo. Sempre que se faz um acordo, alguém tem de ceder uma parcela daquilo que deseja. Então 1+1 é, no máximo, igual a 1,5.
A sinergia não decai, mas prospera. Com ela é possível ir além, criar algo novo e empolgante para ambas as partes. É quando 1 = 1 é igual a 10, 100 ou mesmo 1.000.
Stephen Covey concluiu sua definição com as seguintes palavras poderosas: “Sinergia é a paixão, a energia, a habilidade, a emoção de criar uma nova realidade, que é muito melhor do que a anterior”. Ou, de outro modo: “nem a minha ideia nem a sua, mas a nossa. Uma terceira via”.
Isto e sinergia. ( Crônica de ABRAHAM SHAPIRO, caderno FOLHA EMPREGOS & CONCURSOS. ABRAHAM SHAPIRO é consultor e coach de líderes em Londrina, segunda-feira. 12 de setembro de 2016. Publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário