terça-feira, 13 de setembro de 2016

OS ADVÉRBIOS


   A palavra “advérbio” significa, ao pé da letra, “junto do verbo”. Isso mostra a principal função (mas não a única) dessa classe de palavras: acompanhar o verbo de uma oração. Na verdade, os advérbios não apenas “acompanham” o verbo, mas acrescentam uma ideia de circunstância à ação expressa por esse verbo. Por exemplo: se dizemos que “vamos fazer alguma coisa AMANHÔ, a última palavra traz uma circunstância de tempo, indicando quando algo será feito. É, portanto, um advérbio de tempo.
    É importante notar que os verbos não são a única classe de palavras que pode ser modificada pelos advérbios. Eles também podem acompanhar adjetivos (“Ela é MUITO inteligente”) e outros advérbios (“ Chegamos MUITO TARDE”), sempre trazendo uma ideia de circunstância (MUITO expressa intensidade e TARDE expressa tempo).
   Em qualquer caso, os advérbios são palavras invariáveis. Isso significa que não apresentam variação de gênero nem de número, ou seja, não possuem feminino nem plural. Ocasionalmente, é possível, informalmente, encontrar vocábulos com variação de grau (aumentativo e diminutivo). Por exemplo: “Eu dormi MUITÃO” ou “Ele saiu CEDINHO”. São construções próprias da língua falada, coloquial, sendo recomendável evitá-las em textos mais formais.
   De acordo com a circunstância que expressam, os advérbios recebem algumas classificações. A maioria das gramáticas traz sete tipos principais: 
   1 – ADVÉRBIOS DE LUGAR : aqui, lá, aí, dentro, fora, perto, longe, etc. 
   2 – ADVÉRBIOS DE TEMPO : agora, já, depois, antes, amanhã, ontem, hoje, nunca, tarde, cedo, etc. 
   3 – ADVÉRBIOS DE MODO : assim, bem, mal, depressa, devagar, melhor, pior e muitos formados com o sufixo “mente” (lentamente, rapidamente, facilmente, etc). 
   4 – ADVÉRBIOS DE NEGAÇÃO : não, tampouco, jamais, nunca, etc. 
   5 – ADVÉRBIOS DE AFIRMAÇÃO : sim, certamente, decerto, realmente, claro, etc. 
   6 – ADVÉRBIOS DE DÚVIDA : talvez, quiçá, possivelmente, provavelmente, acaso, etc. 
   7 – ADVÉRBIOS DE INTENSIDADE : muito, pouco, bastante, menos, mais, tão, tanto, etc.
   Em todas essas categorias, é possível também considerar as locuções verbais, quando duas ou mais palavras exercem a função de um advérbio . Por exemplo: “em volta” (lugar), “de manhã” (tempo) ou “com certeza” (afirmação).
Mas tome cuidado: não basta que a palavra ou expressão indique tempo ou lugar, por exemplo, para ser automaticamente um advérbio. Quando a palavra é o nome de algo, trata-se de um substantivo, como “sábado” ou “casa”. 
   Outro detalhe importante a ser considerado é que uma mesma palavra pode ou não funcionar como advérbio, dependendo do contexto. A dica aqui é observar se ela está realmente acompanhando/modificando um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Por exemplo, na frase “Eu dormi POUCO”, podemos afirmar que se trata de um advérbio, pois modifica o verbo “dormi”, acrescentando-lhe uma noção de intensidade. Já em “Tomei POUCO café”, a palavra “pouco” acompanha “café”, que é um substantivo. É, portanto, um adjetivo. Nesse caso, inclusive, é uma palavra variável, apresentado feminino “POUCA água”) e plural (“POUCOS livros”).
   Na dúvida, consulte um bom dicionário ou, se preferir, mande um e-mail para nossa coluna.
Até a próxima terça! (FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL. * Encaminhe as suas dúvidas e sugestões para bemdito14@gmail.com página 5, caderno FOLHA 2, coluna BEM DITO, terça-feira, 13 de setembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares