sábado, 3 de setembro de 2016

O QUE É PSICOTERAPIA?


   Há algum tempo ouvi um importante e famoso psicoterapeuta brasileiro afirmar que não havia mais demanda por análise longa e que os pacientes queriam coisas rápidas e que não exigiam tempo e trabalho. Isso não poderia ser mais diferente da realidade. Infelizmente, muitos terapeutas nada entendem deste trabalho e causam prejudiciais estragos. O que me parece, sobre a afirmação acima, é que esse profissional não tem condições de entender do que se trata a relação psicoterapêutica. 
Obviamente que existem pessoas que não querem trabalhar seriamente consigo próprias. Isso sempre existiu e sempre existirá. Entretanto, há também um bom número de pessoas que querem muito trabalhar e desenvolver a si mesmas. Agora, não se pode esperar que um paciente saiba conscientemente ou explicitamente a sua demanda por este tipo de trabalho. Ninguém chega nos consultórios dizendo: “Olha, preciso de um trabalho analítico e não vejo a hora de me aprofundar”. As pessoas chegam sofrendo e querendo se livrar de seus sintomas o mais rápido possível. E é aqui que entra o verdadeiro trabalho psicoterapêutico que não se importa apenas em ajudar o paciente com seus sintomas, mas a levá-lo a refletir o que ele faz consigo e com a própria vida. 
   De nada adiante querer se livrar do que se sente. Isso não é real e não tem como acontecer. É preciso suportar, tolerar o que se sente para que algo que está interno possa ser compreendido e se transformar. Não basta então se livrar de um sintoma, mas compreender como alguém está vivendo e se relacionando consigo e com o mundo, para que esta dada pessoa pare de se repetir e passe a encontrar maneiras mais eficientes e prazerosas de viver. Enfim, é um processo de transformação. Quando os pacientes conseguem ver isso, ou seja, veem os benefícios que se autoconhecer lhe proporcionam o que eles mais querem é um trabalho verdadeiro.
   O problema está se o psicoterapeuta consegue tolerar a relação com seu paciente. Estar com um paciente que sofre e que muitas vezes se encontra num estado de intenso desespero não é fácil. Um psicoterapeuta que não tenha tido sua própria analise pessoal não tem a menor condição para realizar esse tipo de trabalho porque não saberá se preservar da dor e das confusões que serão despertadas quando estiver com seu paciente. A tendência humana mais básica é fugir da dor e como o psicoterapeuta também é humano vai se assustar diante da dor, de si mesmo e do outro, se não tiver uma mente desenvolvida e que suporte lidar com as ansiedades para poder transformá-las. 
   Já cansei de ouvir relatos que contam de terapeutas que atendem telefonemas ou mandam mensagens pessoais durante as sessões com seus pacientes, rezam com os pacientes, dizem que os problemas dos pacientes não são sérios ou graves, comparam seus pacientes com outros e por aí vai. São profissionais, se é que poderiam ser chamados assim, que não suportam a relação terapêutica e enlouquecem. Um psicoterapeuta que não tem condições psíquicas de cuidar de si mesmo vão certamente fugir da relação com seus pacientes não reconhecendo a demanda do trabalho duro que se faz presente. Não vai querer, realmente, um trabalho que dure o necessário para ajudar seu paciente. Um psicoterapeuta que não se cuida pira da pior maneira possível. (SYLVIO DO AMARAL SCHREINER, psicoterapeuta em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, 3 e 4 de setembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares