segunda-feira, 8 de agosto de 2016

OS 10 ANOS DA LEI MARIA DA PENHA


   A Lei Maria da Penha completou ontem 10 anos de criação. A legislação que chegou para ajudar a romper um infeliz e trágico padrão cultural, nasceu da certeza de que o enfrentamento da violência contra a mulher tinha que passar por mudanças extremas. Ela foi criada a partir de uma história verídica, da biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, de Fortaleza (CE), hoje com 71 anos.
   O marido dela, uma professor colombiano, tentou matá-la duas vezes e na última vez ele atirou nas costas da esposa enquanto ela dormia. Maria da Penha ficou paraplégica e o julgamento do agressor demorou 19 anos com uma condenação insignificante para tanta crueldade. O criminoso passou apenas dois anos preso em regime fechado. 
   A cearense não se calou e foi à luta. Tanto que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil por negligência e omissão, além de recomendar a criação de uma legislação de enfrentamento à violência doméstica. 
   Em uma década de vigência, a Lei Maria da Penha significou um avanço, mas fica claro que há muito trabalho ainda pela frente. A medida estabelece que violência doméstica é crime, tanto física, psicológica, sexual, quanto patrimonial ou moral. Desde que entrou em vigor, a Justiça tem mecanismos de conceder medidas de proteção das vítimas até 48 horas depois da notificação da violência. São várias as alternativas de proteção, como limite de aproximação da vítima, familiares e testemunhas. Dados de Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos e Ministério da Saúde mostram que a maioria dos atos de violência contra a mulher (72%) acontece em casa. Parceiros e ex-parceiros são os principais agressores. Mas a partir da legislação criou-se uma série de medidas de caráter social, preventivo e repressivo. Paralelamente, houve o incentivo para a implantação de políticas públicas para erradicação da violência contra a mulher. A Lei Maria da Penha não vai resolver o problema da violência doméstica, bastante ligado à cultura da opressão que inferioriza a mulher. Mas é uma importante ferramenta de denúncia e de proteção. (FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, segunda-feira, 8 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares