sábado, 27 de agosto de 2016

DOADORA "VERDE"


   Sinto-me imensamente feliz por ser doadora de árvores. Isso está em meu gene ambientalista.
   Para esse fatos contribuem meus amiguinhos, os passarinhos, que, sobrevoando o espaço de minha residência, bombardeiam-no com dejetos repletos de sementes dos frutos que comeram. 
   Eu os abençoo sempre por isso, porque os presentes que me trazem em seus pequenos cocozinhos são preciosos e de todos os tipos: brassaias, cerejeiras, laranjeira, astrapeias/dombeias, pitangueiras, uvaias, ameixeiras, pé-de-galinha, espinheira santa, fruta do conde e até limoeiro, imaginem. 
   Insetozinhos também contribuem com essa minha mania ambiental porque polinizam as flores que me fornecem sementes. As sementes eu planto e doo. É um círculo prazeroso para mim. Adoro observar o espaço em torno de minha casa e encontrar novas plantinhas para doar.
   Por que as doo? Porque se não fizesse isso eu teria que cortar e eliminar as novas árvores que encontro nascidas em meu quintal. Como isso não faço porque dói-me o coração, então eu espero que elas cresçam um pouco, transplanto-as em um vaso e fico procurando, entre todos aqueles que conheço, alguém que as deseje. Assim é que não dispenso nenhuma das mudinhas que me foram doadas pelas avezinhas benditas. 
   Sou privilegiada por essas ações. Explico: vez ou outra sou surpreendida por um amigo ou amiga que vem me dar conta de que a árvore que eu doei está dando frutos e que, por isso, se lembra sempre de mim. Não é uma maravilha? Alguns deles até me trazem frutos das árvores que um dia foram doadas. 
   Mesmo que assim não fosse, eu ainda teria a certeza plena de que estou contribuindo para o futuro do planeta e, também, para que as futuras crianças possam ter alguma fruta para comer. Trata-se de uma herança verde que deixo aos descendentes daqueles que aceitam minhas doações.
   O que me deixa muito feliz é o fato de saber que alguém, que não conhecerei, futuramente estará aproveitando-se, de alguma forma, daquilo que lhe deixei como herança neste mundo. 
E assim me sinto, como não se sentirão as aves e insetozinhos que no espaço de minha casa encontram terreno fértil para descansar e fazerem suas necessidadezinhas fisiológicas? Pense nisso. (MARINA POLONIO, leitora da FOLHA, página 2, coluna DEDO VERDE, FOLHA RURAL, sábado, 27 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares