segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O PAÍS DA GRATIDÃO

   Em meus quase 25 anos de jornalismo, aprendi uma coisa: nos grandes acontecimentos, sempre há um londrinense por perto. Na final olímpica de futebol, o pé-vermelho em questão foi o técnico Rogério Micale. 
   Antes da decisão, não resisti a um trocadilho infame: 
   - A Alemanha é favorita, mas espero que Rogério Micale. 
   Graças à Deus, ele me calou. A final no Maracanã, palco da tragédia de 1950, começou a reabilitar a honra da Seleção Brasileira após aquele duríssimo e vergonhoso 7 a 1 no Mineirão, dois anos atrás. Cada vez mais eu me convenço de que o perdão e a ressurreição pertencem à natureza mais íntima dos acontecimentos em todo o universo. Na noite de sábado, eu pensei no goleiro Barbosa quando Weverson defendeu o último pênalti cobrado pela Alemanha. 
   Apesar da minha brincadeira boba, o técnico do time olímpico chamou-me a atenção desde a fase de treinamentos por sua humildade, clareza e determinação. Quando um jornalista afirmou que um dos jogadores convocados era desconhecido do grande público, Micale respondeu: “Desconhecido aqui é o técnico da seleção”. Não mais, Rogério.
   Sim, eu sei que Micale nasceu em Salvador. Mas a sua projeção no mundo do futebol se deu em Londrina e no Paraná. Acabou sendo escolhido para comandar o time olímpico após se destacar como treinador de categoria de base no Londrina e na Portuguesa Londrinense. E aqui também viveu parte de sua carreira como jogador: entre 1990 e 1992, foi goleiro do Tubarão. 
   Sempre digo que goleiro é o mais solitário e reflexivo dos personagens do futebol. E também o mais observador. A escolha de Micale para a camisa 1, Weverson, revelou-se certeira: o substituto do líder Fernando Prass, cortado por contusão, tomou apenas um gol durante o torneiro olímpico. E defendeu aquele pênalti.
   Hoje é segunda-feira, a Olimpíada terminou e eu gostaria de lembrar a todos que temos um país para construir. O exemplo de Rogério Micale e de nossos atletas de ouro servirá de inspiração para essa missão histórica: reinventar uma nação que foi destruída por criminosos. (Crônica do jornalista e escritor PAULO BRIGUET, página 6, FOLHA MUNDO, coluna AVENIDA BRASIL por PAULO BRIGUET. Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br segunda-feira, 22 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares