Valéria Alves de Santana se formou em Biomedicina: "Continuo sempre me especializando" |
Instituições devem inscrever no mínimo dez estudantes; prazo termina no dia 26 de agosto
Já são três anos que Valéria Alves de Santana, de 24 anos, vive a tão sonhada rotina de uma biomética, profissão que ela aprendeu a gostar ao conhecer o Concurso Oportunidade, que premia com bolsas de estudo integral e parcial os melhores alunos de escolas públicas e particulares. “Como diz o nome do curso, foi uma grande oportunidade. Na época, nem tive a dimensão de tudo isso, mas hoje, no mercado de trabalho, consigo entender como foi importante. Eu amo o que faço”, ressaltou.
Valéria cursava o último ano do ensino médio, em 2008. No Colégio Estadual Ubedulha Correia de Oliveira, e tirou o primeiro lugar no concurso promovido pela Unifil, ganhando uma bolsa integral para estudar Biomedicina. E ela soube aproveitar. Dona da melhor nota do curso finalizado em 2013, a jovem ainda conseguiu outra bolsa, também com 100% de desconto, para uma pós-graduação. “Saí do colegial e entrei na faculdade com 17 anos, e adiantou muito a minha vida. Me formei com 21 anos e continuo sempre me especializando e a ideia é nunca parar e me tornar cada vez mais uma profissional melhor”, planejou.
Assim como Valéria, outros estudantes terão a oportunidade de trilhar o mesmo caminho a partir de 2017. A edição deste ano será realizada no dia 11 de setembro. Para participar, as escolas devem inscrever no mínimo 10 alunos até o dia 26 de agosto. A equipe da Unifil visitou cerca de 90 escolas de Londrina incluindo os distritos, Cambé, Rolândia e Ibiporã para informar sobre as regras da prova. O concurso é gratuito e premia cada colégio público com uma bolsa integral e duas de 50% de desconto durante toda a graduação. Aos particulares, são duas bolsas de 50%. O estudante pode escolher entre 17 cursos de graduação da Unifil para concorrer à premiação. Desde a primeira edição, em 2008, cerca de 950 jovens já tiveram acesso à universidade.
“O objetivo é reconhecer o mérito e o esforço de quem realmente se dedica aos estudos”, ressaltou o reitor, Eleazar Ferreira.
Graduando do quarto e penúltimo ano de Psicologia da Unifil , Jhonatan Willyan Martins Gomes, de 20, estava no último ano do colegial no Colégio São José, em Londrina, em 2012, e já se preparava para tentar a sorte no vestibular em universidades estaduais. “(O Concurso foi uma oportunidade única na época, porque eu queria Psicologia, mas estava preocupado com a concorrência. Na verdade, também não ia aguentar arcar com os custos se eu tivesse que pagar pelo curso.”
Além das bolsas de estudos, os dois jovens de escolas públicas com as maiores notas recebem um notebook cada, assim como o de melhor desempenho entre os colégios particulares. As duas instituições com maior média na prova também ganham notebook, projeto multimídia e bolsa de pós-graduação para um professor. Mais informações sobre o concurso pelo fone (43) 3375-7474.
Na Unopar e Pitágoras, não há um concurso específico para distribuição de bolsas. Segundo a assessoria de imprensa das instituições, as bolsas são distribuídas após uma da necessidade dos alunos solicitantes. No momento, há cerca de 30 bolsas de estudo disponíveis em cada instituição. (RAFAEL SOUZA- Reportagem Local, caderno Folha Cidades, página 3, sexta-feira, 19 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário