sexta-feira, 12 de agosto de 2016

REVERÊNCIA À COMIDA E OUTROS BENS


   O alimento é um bem sagrado e muito nãos o têm com a suficiência necessária. Sabe-se que o vitrinismo de belos e (pela aparência) deliciosos pratos, exibidos sobretudo nas redes sociais, desperta vontades e isto é penoso para tantos. Não há como evitar isto. Mas desperdiçar comida, como se vê nos restaurantes de rodízio e mesmo em nossas casas, é um imperdoável pecado. Sabendo-se que 1 bilhão de pessoas no mundo passam fome crônica, evitar esse desperdício é uma questão de consciência e de reverência.
   Se existe o sistema – que é o ideal - de pesar a comida e pagar segundo o quanto se coloca no prato, chego ao radicalismo de sugerir que sejam proibidos por lei esses rodízios – que estabelecem previamente um preço e assim liberam que o cliente vá permitindo ao garção abarrotar o prato. Os atendentes, embora exercendo seu trabalho, no mais do casos nem deixam o comensal respirar e comer em paz... E a maioria vai aceitando. Ao final, é aquele monte de alimentos frios, que vão sendo deixados de lado. Nem todos os fregueses se valem das sinalizadoras bandeirinhas verde e vermelha. Então, são muito o que deixam no prato um volume maior do que comeu. As crianças veem isso e imitam os adultos. 
   Concluo que, sob certos aspectos, a maioria dos pais preocupa-se mais com o ensino escolar dos filhos do que com o aprendizado de bons comportamentos. Um deles, este o de valorizar o alimento. 
   Como já trabalhei um pouco na roça, na adolescência – o suficiente para aprender – sei quanto custa um cansaço, suor e dor nas costas plantar e obter as dádivas da terra, mesmo hoje com o uso de tecnologias mais avançadas. 
   O desperdício também ocorre no plantio, colheita, armazenamento, transporte e mal acondicionamento dos produtos. Quando vejo filhos constantemente reclamando à mãe que a comida não está boa me ocorre o que os miseráveis passam, pela escassez de comida ou às vezes sem ter nada. 
   Desperdiçar alimento é uma agressão. A família, a escola, a igreja – os três fatores pilares de formação do indivíduo – deveriam dedicar-se também ao ensino mais intenso do respeito à comida e não desperdiçá-la. Porque, se comer, e comer bem, é um direito de todos, nosso senso de respeito, solidariedade e comensalidade é ainda escasso. 
   Se somos tão zelosos com respeito às raças, à sexualidade de cada um, à ideologia de gênero e harmoniosa convivência com nossos coirmãos, devemos cultivar com a mesma tenacidade e reverência estas outras valiosas dádivas da vida: o ambiente em que vivemos, os nossos companheiros animais, as plantas os bens materiais . E sobretudo comida. 
   Se não cultivarmos também estes valores, de pouco valerá o acúmulo de conhecimentos (alguns de baixa utilidade) obtidos pelo tão discutido sistema de educação escolar. (WALMOR MACCARINI, jornalista em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 11 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares