domingo, 1 de março de 2015

PENITÊNCIAS MODERNAS




     Quaresma é tempo de penitência, renovação, restauração. Proponho algumas penitências  próprias para quem vive e sobrevive na cultura moderna. São penitências libertadoras, saudáveis humanizadoras, necessárias.
     1. Libertação da dependência dos aparelhos eletrônicos.  Somos reféns e escravos do celular, da internet, da televisão, etc. Estes meios de comunicação virtuais são magníficos e realizaram uma revolução sem igual. Mas todos nós constatamos que o mau uso dos  mesmos oferece muita imoralidade, exploração, escravidão, dependência. Quem renuncia se torna livre. Renunciemos  ao que nos escraviza. Quaresma é libertação.
     2. Cortesia no trânsito. A tecnologia virou ídolo. Resolveu grandes problemas e trouxe estresse, depressão, doenças modernas e influenciou a cultura da morte. Penitência aqui significa desfazer-se de veículos desnecessários, usar os meios públicos de transporte, caminhar mais. Todavia a cortesia no trânsito é  uma possibilidade de humanizar, suavizar e solucionar problemas crônicos que nos adoecem, empobrecem socialmente e psicologicamente.
     3. Saber silenciar. O barulho, a agitação, a dissipação nos obrigam a viver uma vida fragmentada, agressiva, doentia. Até o sono, a afetividade, a sexualidade são significativamente  prejudicadas.  Saber parar, saber descansar, saber meditar é um remédio, uma solução prática, uma atitude sábia em favor da saúde, da paz, da boa convivência e da alegria de viver.
     4. Equilibrar família e trabalho. Somos portadores de doenças típicas do mundo  do trabalho. É o que se chama “síndrome da fadiga”, ou seja, esgotamento, apatia, vazio, desânimo, frustração. Sei que esta penitência é muito exigente.  Sem este equilíbrio nós podemos ter sucesso no trabalho e fracasso na família. O lazer é um dever. Sem mudança de hábitos e de mentalidade, seremos arrastados pelo consumismo que nos consome e desestrutura a família. Dá a impressão                 que enlouquecemos.  Que o Espírito  Santo nos ajude a discernir e decidir. Demos primazia à família
     5. Mudar o hábito alimentar e fazer exercícios. Convivemos com a fome, a obesidade e o desperdício. Sem  mudar hábitos alimentares seremos candidatos à internação hospitalar e celebrar com a cultura da morte. A tentação do consumismo e da gula, por outro lado, provocou a ditadura da “magreza que é outro problema grave. Quão sábio é Jesus quando nos ensina o jejum.
     6. Cuidar da mãe terra e da irmã água. O  homem inteligente passou a ser demente pela destruição do meio ambiente. Secas,  queimadas, desmatamentos fazem a gente morrer de sede e morrer afogado nas fúrias do mar. A vida virou cálculo, lucro, dinheiro. Resultado disso tudo é que somos uma geração emocionalmente desequilibrada e culturalmente depredadora. Com o escreve um grande teólogo: “O homem virou satã de si mesmo e da vida”. Temos mil maneiras de salvar a mãe terra e a irmã água e todas as criaturas. Façamos da terra nossa casa comum e o jardim desejado pelo Criador.
     7. A conversão pastoral. Eis uma penitência urgente e necessária. Não podemos  permanecer na mesmice e na acomodação pastoral. O papa Francisco nos convida à conversão pastoral através da Igreja em saída. São muitas as saídas. Primeira:  sair de si e ir ao povo, às  periferias. Segunda: sair de casa e visitar as famílias. Terceira: sair da sacristia e abraçar a realidade sofrida do povo. Quarta: sair da  diocese, da paróquia para outras regiões como por exemplo a Amazônia. Quinta:  sair para outros continentes , é a missão além fronteiras. Sexta: sair da cultura pessoal para a inculturação em outras realidades. Sétima sair da zona de conforto, para a doação de si, o martírio e a própria mort
e, ( Texto de DOM ORLANDO BRANDES, arcebispo de Londrina, extraído do  ESPAÇO ABERTO, página 2, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo, 1 de março de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares