segunda-feira, 9 de março de 2015

PAZ É DESARMAR-SE



   Não me refiro aqui ao desarmamento  bélico  tão necessário e tão desrespeitado pelas nações. Falo do desarmamento do coração. Sem abrir as portas do coração e sem a cura de suas feridas,  a paz não se concretiza. O desarmamento interior é o segredo do sucesso  da paz. Eis os principais desarmamentos interiores.
   Primeiro: desarmar a memória.  As recordações das injustiças, agressões, humilhações alimentam em nós a raiva, a vingança, o ódio. Essas recordações precisam de cura para não entrarem  em ação no nosso cotidiano. O remédio de cura da memória é o perdão, que requer humildade e compreensão.  Deus é o médico mais indicado para essa cura. Sua receita é a oração, o perdão, a compaixão para quem nos ofendeu. Assim, nossos algozes se tornam nossos artistas. Graça transforma o mal em bem.
   Segundo : desarme as emoções. O perdão emocional é um remédio amargo, mas tem o poder de curar e ordenar nossas afeições feridas e desordenadas. Sem a redenção das emoções, nossos planos, idéias  ideais  se quebram, fracassam,caem. A emoção, as paixões, os sentimentos nos movem e levam para onde não queremos. São estopim para a briga, a discórdia, a agressividade.
   Os remédios devem ser tomados a saber: oração, retiros, direção espiritual, acompanhamento, exame de consciência e outros. Quando, porém, tivermos paciência e usarmos palavras de ouro como: por favor, com licença, desculpe, parabéns, coragem, obrigado, estaremos criando condições  e ambiente de paz.
   Terceiro: desarmar as mentes. Só uma mudança de mentalidade e de estilo de vida poderá construir a cultura da paz. Submeter todo pensamento ao Evangelho é o que entendemos por conversão. O cristianismo é um verdadeiro humanismo. É urgente desarmar a mentalidade comunista, economicista, racista e antiecumênica.  O diálogo interreligioso, o ecumenismo, as religiões são forças de paz. Para construir a paz duradoura, é  necessário a superação da fome, do racismo, da intolerância, do analfabetismo, da idolatria do dinheiro. O preço da paz está na superação das causas da violência.
   Quarto: desarmar o estilo de vida e de mentalidade. O homem tornou-se inimigo da vida, criou a tecnologia da morte, já não é mais um homem sábio, mas demente. A demência, a irracionalidade, a perversidade impulsionam à brutalidade. Pela violência ironizamos a verdade, fazemos da guerra  um  espetáculo, adotamos o vale tudo , invertemos os valores, enlouquecemos. É urgente o desarmamento da mentalidade comunista e do poder econômico.
   O Ano da Paz nos leva a acreditar na força revolucionária da ternura, no poder da cordialidade, na potência da mansidão. Os mansos possuirão a  terra. Dom Pedro Casaldáliga, escreveu um belo e profundo poema sobre a “paz inquieta” que denuncia a paz dos lucros fartos, da rotina e do medo. A paz inquieta não nos deixa em paz porque ela quer a derrota das armas. Da fome, das desigualdades sociais.
   Shalom, ( paz ) é harmonia, perdão, abraço, ternura, convivência. Os povos andinos ensinam os sete caminhos da paz: o primeiro é a paz para trás,  aisto é, com nosso passado; o segundo ´´e a paz para a frente: com as gerações futuras; o terceiro á paz para o alto: com Deus; o quarto é a paz para baixo: com o ambiente onde se vive; o quinto é a paz para a direita: com os vizinhos; o sexto é a paz para a esquerda: com a família; o sétimo é a paz para dentro : consigo mesmo.
   Exímio profeta da paz é o papa Francisco. Ele foi o mediador da paz entre Cuba e os Estados Unidos. Na viagem  apostólica à `Turquia  e  à Ásia proclamou que Deus não faz distinção de raças, de credos, de tribos, de condição social ou religião. É fundamental para a paz o diálogo, a proximidade, a ternura. Para estabelecer o reino da paz, é preciso gritar: Não à exclusão; Não á indiferença; Não à desigualdade social; Não à idolatria do dinheiro;   Não à cultura da morte; Não à depredação do Meio Ambiente”. Eis o grito profético do papa Francisco pela paz.  ( Texto escrito por DOM ORLANDO BRANDES,  arcebispo de Londrina, extraído da pág 2,  ESPAÇO ABERTO, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo, 8 de março de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares