sexta-feira, 1 de março de 2019

LABORATÓRIO DA UEL OFERTA CURSO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS

Juliana Tonelli, supervisora do curso: "Com este desenho pedagógico e como oferta de uma universidade pública, este curso é provavelmente o único"

   Aulas começarão em 13 de março; laboratório oferece outras opções 
   O Laboratório de Línguas da UEL (Universidade Estadual de Londrina) está com inscrições abertas até 11 de março para novos alunos. Entre as opções, está o curso de inglês para crianças de 5 a 12 anos. As aulas serão realizadas semanalmente, com material didático e programa das aulas preparados pelos docentes e estagiários do curso de letras. As aulas para duas turmas começarão em 13 de março.
   Oferecido desde 2013, o curso para crianças tem como base pesquisas desenvolvidas pelo departamento de Letras e experiência dos docentes especialistas em aprendizagem infantil em inglês. “Muitos pais estão interessados em ter os filhos aprendendo o mais cedo possível a língua inglesa. Apesar de muitas escolas particulares oferecerem opções, com este desenho pedagógico e como oferta de uma universidade pública, este curso é provavelmente o único”, afirma a supervisora do curso e docente do departamento de Letras, Juliana Tonelli. 
   O diferencial do curso está em utilizar metodologias atualizadas de aprendizagem e a preocupação com os interesses dos alunos. “O primeiro passo é conhecer a turma antes de começar as atividades. Separamos por faixas etárias mais próximas – já que abrimos para crianças de 5 a 12 anos – e buscamos entender o gosto deles. Sem isso a rotina dos alunos pode se tornar desinteressante, e o que queremos é o máximo de aproveitamento”, reforça a supervisora. 
   As aulas terão a duração de 1 hora e 40 minutos, uma vez na semana. “Como os mais novos tendem a ficar mais cansados, adaptamos para a carga horária ficar concentrada em um dia da semana. Há também o pedido dos pais, para facilitar o deslocamento até a UEL!, observa. A cada semestre as aulas são renovadas e preparadas em conjunto, por docentes e estagiários que ministram as aulas. Isso garante a troca de temas, sem o risco de repetir conteúdos para as turmas que seguirem estudando. Assim como nos outros cursos do Laboratório de Línguas da UEL, qualquer pessoa pode se candidatar, não é preciso ser aluno ou estar ligado à comunidade interna. O laboratório é ligado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. 
                         FUTUROS DOCENTES
   A proposta da UEL é a primeira do Brasil e uma das poucas que oferece – além das aulas para a comunidade – a formação de professores para a educação infantil em inglês, como ressalta a supervisão. “O número de profissionais com capacitação na área não acompanho a demanda da sociedade, por isso o curso serve também para preencher esta lacuna. A realidade está pressionando para que professores de língua estrangeira tenham essa capacitação também”. 
   Segundo Tonelli, o déficit de profissionais pode ser explicado em parte pela estrutura curricular das graduações em letras. “Como a lei que rege os currículos prevê a formação de docência para atuar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, a metodologia para crianças abaixo dessa faixa etária fica excluída. Muitos professores têm contato com turmas infantis apenas depois de formados, na prática. Por isso nosso trabalho aqui é tentar mudar o padrão acadêmico, para responder as demandas da prática profissional. 
                         
MISSÃO CUMPRIDA
   A professora Juliana Tonelli, que sempre trabalhou com o ensino de inglês para crianças e trouxe para a UEL a ideia do curso no Laboratório de Línguas, defende que esta iniciativa contempla as três funções básicas da universidade : ensino, pesquisa e extensão. “No ensino, preparamos docentes com uma habilidade adicional para a carreira na pesquisa geramos muito material para artigos, teses e outros trabalhos de pesquisadores do departamento por meio das discussões e planejamento das aulas. E a extensão conseguimos atingir a comunidade interna e externas em camadas bastante variadas, seja de idade ou de conhecimento.”
                       
OFERTAS
   O Laboratório de Línguas da UEL surgiu como atividade de apoio para os cursos de licenciatura inglês e francês em 1974. Atualmente, o número de alunos matriculados a cada semestre chega a 1.100 e as aulas são abertas a todos os interessados. Nove idiomas são ofertados, os mais recentes são grego clássico e latim, para atender pedidos de docentes de história e filosofia. As outras opções são alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, mandarim e português para falantes de outras línguas.
   Segundo a coordenadora do Laboratório, Adriana Fiori, quem procura o Laboratório de Línguas tem o interesse em vivenciar o ambiente da universidade também. “Os alunos que vêm de fora da universidade demonstram muita vontade de ter aulas aqui, especialmente os jovens do Ensino Médio, que buscam entrar na UEL, futuramente”, explica. 
     SERVIÇO
   Mais informações sobre os cursos ofertados no Laboratório de Línguas da UEL. No www.uel.br/cch/lablinguas ou fone (43) 3371-4296 Supervisão Lucília Okamura - Editora Cidades. (FONTE: ANA ELISA FRINGS – Estagiária – Caderno FOLHA CIDADES, página 3, sexta-feira, 1 de março de 2029, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares