Tenho paixão por toda flora: flores, plantas e árvores. E toda pessoa que me conhece sabe disso. Mas decidi falar sobre isso porque acredito que a maioria das pessoas goste delas. E também porque, para mim, mais bonito do que uma flor, só muitas flores.
Sei que muita gente famosa já cantou ou fez versos sobre flores, porém, o assunto não se esgota.
A maioria das flores já nasce bonita. Algumas podem até ter espinhos, mas continuam sendo belas mesmo assim!
Flores perfumam, colorem e alegram-nos com suas presenças. Além disso, exalam deliciosas fragrâncias. Isso é tão verdadeiro que basta estar perto de uma florada e nosso olfato logo acusa a presença delas.
Flores servem para trazer alegria ou para comemorar aquele dia que deve ficar bem marcado em nossa memória. O outro lado da existência delas é que também servem para enfeitar dias tristes.
Mas é digno de nota que, suas embriagantes belezas fazem delas presentes mais que especial para algumas pessoas. Já existem outros que nem gostam de tê-las ou, sequer, vê-las por perto. Não sei se por lembranças tristes que elas lhes tragam ou se por quaisquer outras razões.
Todavia, quer estejam solitárias ou em buques, as flores provocam ternura, prazer, afetos e emoções de diferentes tipos. Mas, depois de tiradas da planta-mãe, ressentem-se e murcham até morrer, muito embora, hoje em dia, já existem alguns macetes para prolongar suas importantes vidas em vasos e arranjos.
Existem pessoas, em geral mulheres, que jamais ganharam uma única flor ou um buque delas e conservam no fundo do coração o desejo de recebê-las. Duvida? Se nunca presenteou alguém com flores, procure fazer isso e prepare-se para o interessante resultado de seu inusitado ato.
Sobre flores ainda se pode dizer muito mais do que isso.
Você, leitor, já presenciou algumas floríferas a adornarem-se com suas florinhas prontas a se reproduzirem através de sementes que, algum tempo depois, irão processar o desabrochamento de novas plantinhas no ciclo infindável da vida? Então experimente vivenciar isso porque trata-se de um lindo espetáculo.
O que não se pode é deixar de admirar essas maravilhas com que o Criador dotou nossas existências e que, seja maravilhando-nos com tão decorativa presença, ou até com os frutos com os quais algumas delas nos brindam, devemos agradecer a bênção de tê-las. (MARINA I. BEATRIZ POLONIO, leitora da FOLHA, página 2, coluna DEDO DE PROSA, caderno FOLHA RURAL, 10 e 11 de dezembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário