terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A PRIMEIRA ESCOLA


    O momento de escolher a primeira escola para os filhos é sempre permeado de dúvidas e inseguranças. A preocupação dos pais é legítima, afinal, pesquisas demonstram que o desenvolvimento das atividades cerebrais das crianças é profundamente afetado pelas experiências vividas nos primeiros anos de vida. 
   Quando chega o momento de realizar a primeira matrícula, é comum que os familiares façam uma verdadeira peregrinação por diversas instituições de educação infantil. Mas, durante as visitas o que observar? O primeiro ponto é investigar se a escola respeita ideias diversas e acolhe novos pontos de vista, o que vai garantir um relacionamento harmonioso com a família. Outro ponto importante é o ambiente, que deve ser seguro e acolhedor, além de estimular a criatividade. Áreas verdes e espaço disponível para jogos e brincadeiras são sempre bem-vindos. 
   Crianças pequenas demandam atenção e cuidados individuais. Por isso, os profissionais de uma escola eficiente devem ser aptos a reconhecer situações de comportamento em que a criança necessite de ajuda e que tenham consciência da diversidade cultural em que estamos inseridos. No processo educacional dos primeiros anos de vida, a atenção afetiva e carinhosa é fundamental para desenvolver a autoestima, a autoconfiança e preparar os meninos e meninas a se relacionarem-se uns com os outros.
   A afetividade não implica em abrir mão das regras. Bons professores devem encorajar as crianças a cooperarem umas com as outras, incentivar a busca de solução para os problemas com autonomia e estabelecer limites apropriados para os comportamentos e responderem aos comportamentos inapropriados de maneira justa e consistente. 
   De maneira prática, são pontos a serem observados durante uma visita o limite de idade das crianças admitidas na escola, o número de alunos em cada sala de aula, o espaço físico, os professores disponíveis e a qualificação dos profissionais, rotinas, materiais didáticos disponíveis, como é feita a comunicação entre pais e filhos, a linha pedagógica seguida e as políticas preestabelecidas sobre disciplina, refeições, medicação, urgência, controle sanitário.
   Além de conversar com a direção e a coordenação pedagógica, os pais devem ter a oportunidade de observar o dia a dia da instituição, o relacionamento entre professores e alunos, a participação das crianças nas atividades de rotina e o registro das produções. 
   Durante as atividades, elas são encorajadas a fazer as escolhas? São expostas a oportunidades de explorar o ambiente de diferentes maneiras, por meio da música, do movimento, do “faz de conta”? E outro questionamento importante: a escola reflete uma preocupação com a pluralidade cultural da sociedade em que vivemos?
   São muitas as questões envolvidas. Por isso, após conhecer diferentes instituições, cabe aos pais rever as informações coletadas, analisar e confiar nas impressões tidas no ambiente, a equipe e o programa pedagógico oferecido. Se o sentimento é positivo, com certeza será uma boa escola para o filho. (ANDREA PIZAIA ORNELLAS, diretora de escola em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, terça-feira, 20 de dezembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares