quarta-feira, 12 de outubro de 2016

DIA DAS CRIANÇAS: O DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR


   Outubro, mês da Criança! Semana da Criança! Dia da Criança! No Brasil, a data foi criada após a realização do 3º Congresso Sul-Americano da Criança, no ano de 1923, na cidade do Rio de Janeiro. No ano seguinte um deputado federal elaborou um projeto de lei propondo Dia das Crianças. Entretanto, a data só começou a ser celebrada em 1955, a partir do sucesso de uma campanha de marketing realizada por uma indústria de brinquedos. 
   E, hoje, aproveitamos o Dia das Crianças para celebrar e refletir sobre a situação da infância brasileira? Ou nos ocupamos apenas em presentear as nossas crianças com a infinidade de produtos infantis que o mercado nos oferece? Voltamos o nosso olhar para as crianças que estão vivendo suas infâncias em situação de risco? Ou então, aquelas que se encontram em instituições de acolhimento, à espera do seu retorno à sua família de origem ou seu encaminhamento a uma família substituta, por meio da adoção?
   Legalmente, as crianças hoje têm garantido o direito de um nome e nacionalidade, à saúde, à educação, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência família e comunitária. Dentre os direitos da criança estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), destaco o direito de ter uma família, de ser filha ou filho, irmã ou irmão, neta ou neto... de ser amada, cuidada, educada, protegida... O direito de ser adotada! 
   Toda criança tem o direito de ter uma família, seja ela de origem ou substituta. Que possamos celebra nessa data, para além da compra de brinquedos e guloseimas para as crianças que esperam por uma família; das festas e campanhas de brinquedos promovidas apenas por ocasião do Dia das Crianças. Tais atividades são bem-vindas durante todo o ano, não só no mês de outubro, melhor ainda se paralelo a esses eventos conseguirmos desenvolver uma cultura de adoção. 
   Portanto, a data em comemoração ao Dia das Crianças, é uma oportunidade para trabalharmos em defesa do direito da criança de viver a sua infância numa família, desmistificando os mitos e preconceitos, ainda existentes sobre essa forma de filiação, a adoção. De modo, que as crianças à espera da adoção e as adotadas tenham suas histórias adotivas respeitadas, que o assunto adoção não seja um tabu, que possamos abertamente falar de adoção nos diferentes espaços (família, igreja, escola...), que possamos ter atitudes adotivas, adotando inclusive os filhos biológicos garantido-lhes o que lhes é de direito, isto é, de viverem as suas infâncias no seio de uma família que os amem, os respeitem, os protejam, os eduquem. 
   Oportuno também refletir que a adoção deve acontecer sempre a fim de atender as necessidades e os direitos da criança, garantindo a ela o direito de viver dignamente a sua infância, de ser feliz. Que o Dia das Crianças na escola, por exemplo, seja uma oportunidade de desenvolvermos junto aos alunos a ideia de que existem crianças que encontram-se acolhidas à espera de uma família, sendo esse um direito de toda criança, logo, que merece o nosso respeito e apoio. 
   Que a espera dessas crianças seja breve! Que possamos juntamente com o Judiciário nos engajar na luta para que as crianças vivam suas infâncias dignamente, com todos os direitos previstos em Lei. Se é direito da criança, é dever do adulto! (GILMARA LUPION MORENO, professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina e membro do Grupo de Apoio à Adoção Trilhas do Afeto, página 2, coluna ESPAÇO  ABERTO, quarta-feira. 12 de outubro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares