O empreendedor Tomás Susin dos Santos nem era nascido quando, na década de 1980, o Círculo do Livro fazia os livros chegarem nas casas dos leitores. Mesmo assim ele cita a iniciativa de outrora para falar do negócio que lançou ao lado de dois amigos de faculdade, a TAG Experiências Literárias. Partindo do mesmo princípio dos clubes de assinaturas de vinhos, cervejas e cosméticos, os três uniram a paixão por leitura com os conhecimentos do curso de administração para dar forma ao empreendimento.
“Muitos questionaram se daria certo, diziam que o Brasil não é tão leitor. Também havia o e-book surgindo e saber como ficaria o hábito de ler”, lembra Santos. Depois de fechar o primeiro ano com cerca de 500 associados, a empresa conta hoje, pouco mais de dois anos depois do surgimento, com 11 mil clientes. Número que confirma o que Santos diz: “há um grande público totalmente apaixonado por leitura.”
Todos os meses, cada associado – 70% dos clientes são mulheres – recebe em casa uma caixa contendo um livro, um marcador, uma revista e um presente. Quem elege o livro “é um curador que a gente ame, alguém do cenário literário, alguém com experiência suficiente para indicar livros bons para nossos associados”, explica o empreendedor Luiz Fernando Veríssimo e Mario Sergio Cortella foram alguns dos curadores ao longo dos últimos dois anos. “Os associados gostam porque descobrem novos autores e tipos de livros que não leriam normalmente”, diz Santos.
O empreendimento tem um grupo exclusivo no Facebook onde os participantes podem discutir o livro do mês. “É um hábito normalmente mais solitário, mas muita gente tem a necessidade de compartilhar o que está lendo e dar opiniões sobre a obra”, lembra Santos. (KARLA MATIDA – REPORTAGEM LOCAL, FOLHA MAIS, OLHAR MAIS, 22 e 23 de outubro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário