Inúmeras pessoas lamentam, principalmente próximo ao dia dos namorados, não ter um companheiro amoroso. Querem de todas as maneiras encontrar alguém e, muitas vezes, caçam parceiros desesperadamente , sem nem ao menos se darem conta do que estão fazendo. Evidentemente “caçadas” assim tendem a fracassar, o que por sua vez aumenta ainda mais o sentimento de solidão e urgência em se encontrar novos parceiros. Vira um círculo que só traz dor e arrependimentos. Um antigo provérbio hindu diz que quando o discípulo está pronto o mestre aparece. Isso é o que acontece no amor. Quando alguém está realente preparado para viver o amor este pode acontecer. No entanto, ocorre que apesar de muitos se acharem preparados para vivê-lo estão na verdade se enganando porque esperam que o amor seja como o idealizam e não como pode ser na realidade.
A verdade é que as pessoas não estão preparadas para viver o amor possível. O que há de príncipes e princesas encantados idealizados não dá para contar. Só que estes mesmos príncipes e princesas não existem e nem tem como existir. Espera-se do amor coisas que o amor não é. Isso tudo leva a uma grande frustração e ao sentimento de fracasso. Porém, se aprendermos a nos relacionar melhor com a realidade e deixarmos de lado as idealizações o amor pode ser uma esperança e alimento para a vida.
Precisamos nos preparar para o amor e fazermos isso à medida que cuidamos de nós mesmos, procurando sempre nos tornar uma pessoa melhor. Melhor não no sentido de agradar o outro, mas no de desenvolver as nossas potencialidades e sermos de fato quem podemos ser. Quando nos abrimos a nossa própria vida os tornamos pessoas melhores. Quando as experiências de vida são fonte de enriquecimento e não de amargura podemos revelar o que há de mais belo em nós e nos tornamos pessoas interessantes. Não existe pessoa mais atraente do que uma pessoa verdadeira. Não devemos correr atrás do amor, o que podemos fazer é nos preparar em sermos sempre melhor e, com certeza, o amor surgirá. Parodiando o provérbio hindu citado acima podemos dizer, quando a pessoa está pronta o amor aparece. ( SYLVIO DO AMARAL SCHREINER, psicoterapeuta em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 9 de junho de 2016.publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário