quarta-feira, 29 de junho de 2016

ACHEI, SÃO LONGUINHO!



   Na infância, quando a gente perdia alguma coisa, o jeito era apelar para São Longuinho. Ao encontrar o objeto perdido, eu e Vó Maria dávamos três pulinhos gritando: 
   - Achei, São Longuinho! Achei, São Longuinho! Achei, São Longuinho! 
   Longuinho (em latim Longino) era o nome de um soldado romano que presenciou a crucificação de Jesus. Longhino quer dizer “lança”. Diz a tradição que foi ele quem feriu o lado do corpo de Jesus, já morto: 
   “Um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água.” (Jo 19,34) Sangue e água jorraram nos olhos do militar, que imediatamente se curou da doença que lhe afetava os olhos. Foi ele, portanto, quem pronunciou a frase que se encontra nos três Evangelhos sinóticos: “Vendo o centurião o que acontecia, deu glória a Deus e disse: Na verdade, este homem era um justo.” (Lc 23,47) Mateus e Marcos atestam que o centurião considerou Jesus “o filho de Deus”.
   Como se sabe, o lado ferido de Jesus simboliza o advento da Igreja no mundo. A partir daquela chaga no corpo do Homem-Deus, passamos a contar com os ensinamentos que abrem os nossos olhos, como abriram os olhos de Longuinho, do cego Bartimeu, do perseguidor Saulo (convertido em São Paulo) e de tantos outros ao longo da história. 
   Nada disso é por acaso – como tudo na Bíblia. O ato do soldado Longuinho, que a partir daquele momento passa a enxergar a plenitude da verdade, representa o percurso de cada um de nós. 
   A transformação de Longuinho foi completa. De torturador de Jesus, ele se transformou em pregador da Palavra. Isso o torna o primeiro pagão a aderir ao cristianismo, talvez precedido apenas por aquele centurião romano (militar como Longuinho) que não se julgou digno de receber Jesus em sua morada – linda prece que os católicos repetem antes da comunhão. Longuinho deixou a farda, tornou-se um monge na Ásia Menor e teria morrido ainda no governo de Pôncio Pilatos, tendo os dentes quebrados e a língua cortada. Se renegasse a fé em Cristo, seria perdoado. Preferiu a decapitação. 
   Sobre a fama de santo “achador” de objetos perdidos, há uma versão curiosa. Diz-se que Longuinho era baixinho. Durante as festas no período imperial de Roma, ele era designado para procurar objetos perdidos debaixo das mesas pelos convidados. Para isso, ele utilizava uma pequena tocha, uma lanterna. De certa forma, isso o aproxima do filósofo Diógenes de Sinope, que andava pelas ruas de Atenas com uma lanterna em pleno dia, dizendo: “Procuro um homem justo!” Em Jerusalém, Longhino encontro o homem que Diógenes procurava.
   Quando Maria e José perderam o menino Jesus por três dias, em Jerusalém, foram encontra-lo no Templo, entre os sábios. A resposta de jesus no momento em que Maria e José o reencontram é um sinal para cada um de nós: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?” (Lc 2,49)
   São Longuinho, ajudai-me sempre a encontrar a verdade. Vó Maria, me ajuda também? ( Crônica do jornalista e escritor Paulo Briguet. Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br página 3, caderno FOLHA CIDADES, espaço coluna AVENIDA PARANÁ, quarta-feira, 29 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Um comentário:

  1. Obrigado por seus sábios comentários. Não retiro nem coloco uma palavra sequer.

    ResponderExcluir

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares