segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

FANTOCHE DE DEUS



   Neste tempo de Quaresma, ouso pedir a Deus que me ajude a dizer só a verdade, a criar só a beleza e a fazer só  o bem.
   Dizer a verdade é muito difícil hoje em dia. Ela se tornou a  inimiga pública número um. Onde quer que apareça, é perseguida. Marqueteiros regiamente pagos a odeiam.  Professores universitários a relativizam. Empreiteiros se reúnem com ministros para ocultá-la a qualquer preço. A verdade não pode mais andar sozinha na rua sem o risco de ser arrastada e violentada. Mas não tenho outra saída: dizê-la é meu ofício, o meu destino, a minha cruz.
   Criar a beleza virou coisa feia. Dizer que um concerto de Bach vale mais do que todos os enredos de uma escola de samba é um crime contra a cultura popular brasileira. Um grafite de rua equivale a um quadro de Caravaggio. Para se criar beleza, é preciso antes admirá-la, mas o exercício da admiração hoje se tornou praticamente um ato clandestino.
   Fazer o bem não é nada fácil. Ajudar uma pessoa sem esperar nada em troca, dar uma esmola, conversar com um velho ou uma criança, conceder a atenção a um solitário – tudo isso costumeiramente é interpretado como demagogia ou hipocrisia.
   A crise que o País atravessa hoje é a do rompimento entre estes três valores fundamentais . A nossa doença tem origem espiritual: o coração do Brasil se parece com um templo incendiado com cinzas em forma de mentira, feiúra e maldade.
   Outro dia fui ridicularizado quando disse ser a favor de um capitalismo com compaixão e de uma democracia temente a Deus. Por conta de opiniões  semelhantes, um dia alguém me chamou até de “fantoche do títere”, Adorei essa alcunha! É exatamente o que eu sou. Em última instância, não passo de fantoche daqueles que procuro imitar  ( sem conseguir ): Padre Pio de Pietreicina , Teresinha do Menino Jesus, Maximiliano Kolbe, Edith Stein, José Kentenich. Eles, por sua vez, são títeres da vontade de Deus. Disseram a verdade, criaram a beleza e fizeram o bem. De que mais um homem precisa?  ( Texto de PAULO BIRGUET,   
briguet@jornaldelondrina.com.br   WWW.jornaldelondrina.bom.br/blogs/comoperdaodapalavra  , página 6, espaço Dia de crônica, publicação do JORNAL DE LONDRINA, segunda-feira,23 de fevereiro de 2015) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares