Brasília – As ligações locais e interurbanas de telefones fixos para celulares vão ficar mais baratas a partir do dia 25 deste mês. Nas chamadas locais, a redução ficará entre 16,49% e 19,25%, dependendo da operadora. Nas interurbanas, a queda ficará entre 7,05% e 12,01%. A diminuição das tarifas de interconexão é realizada anualmente desde 2014 e vai continuar até 2019, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A redução, no entanto, atinge apenas usuários de planos básicos de telefonia fixa de concessionárias – caso da Telefônica, Oi, Algar e Sercomtel. Clientes que usam planos alternativos ou que são atendidos por autorizatarias, como a Net, por exemplo, não serão abrangidos. Atualmente, a base de assinantes de telefonia fixa é de 40 milhões de linhas, mas, desse total, 23,9 milhões são prestados pelas concessões com tarifa calculada pela Anatel. Os outros 17,1 milhões são ofertados por empresas autorizadas, que praticam preços livres e não são afetados pelo reajuste.
A alteração também não atinge os usuários de planos alternativos, nos quais se enquadra a maioria das linhas. De acordo com os dados mais recentes da Anatel de junho de 2015, apenas 25,3% dos assinantes da Oi usam o plano básico de telefonia fixa; na Telefônica/Vivo, são 9,64%; na Algar Telecom, 8,60%; na Secomtel, 7,87%; as informações sobre a Claro não forma divulgadas. (ANNE WARTH – AGÊNCIA ESTADO, caderno FOLHA ECONOMIA & NEGÓCIOS, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário