quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

A BARBÁRIE EM CADA UM DE NÓS


   A vida civilizada seria impossível sem contenção dos nossos impulsos agressivos. Freud em seu famoso trabalho “Mal estar na civilização” deixou claro que todos nós carregamos impulsos de natureza agressiva que se não forem devidamente contidos e elaborados são um sério risco à sociedade. Sem contenção imperaria a lei do mais forte e a humildade não poderia se desenvolver. O que está acontecendo no estado do Espírito Santo mostra bem a barbárie que existe em cada um de nós quando não há contenção. 
   Foi só a polícia se retirar das ruas que o pandemônio se instalou rapidamente. E não foram só ladrões que saquearam lojas e mercados, depredaram, assaltaram e criaram terror, mas cidadãos do bem que nunca haviam praticados atos dessa magnitude. Se tivesse sido apenas os bandidos, entenderíamos que a falta da força policial deixou o terreno aberto para os crimes. Todavia, homens e mulheres comuns, sem passagem pelo crime, mostraram que internamente são selvagens e que nunca desenvolveram uma verdadeira contenção para com seus impulsos. 
   Quem não construir dentro de si contenção fica sujeito aos próprios impulsos e para de pensar. Agem como bestas sem limites e creem que tudo podem. O fato de não haver polícia deu uma sensação de que tudo era uma festa sem fronteiras para satisfazer o que de mais primitivo havia em suas mentes. É a lei do mais forte e esta lei é o fim do respeito que preserva a vida em sociedade. Mais do que a falta dos serviços da polícia o que falta é uma mente que tenha se desenvolvido a contento para não cair nos impulsos primitivos. 
   Por contenção não me refiro a repressão. De nada adianta viver uma repressão maciça na mente. Isto também gera sofrimento. Contenção é o meio do caminho entre a selvageria e a ditadura. Viver bem e em sociedade significa entender que nem tudo se pode e se deve. Diferentemente dos brasileiros, quando houve a tsunami no Japão deixando tanta gente desabrigada, os japoneses não incorreram em nenhum crime. Será que os japoneses não têm impulsos agressivos ou será que eles desenvolveram uma mente que lida melhor com a primitividade. Precisamos de uma educação sentimental que nos dê meios para conter o que há de mais selvagem dentro de nós. ( SYLVIO DO AMARAL SCHREINER, psicoterapeuta em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares