Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

CONSUMO CONSCIENTE


   Planejar, poupar, analisar e comprar. Especialistas e consumidores dão dicas para aproveitar as promoções de final de ano de forma equilibrada

   PLANEJAR PARA NÃO ERRAR

   Renda extra do fim de ano é um convite ao consumo. Mas para garantir a saúde financeira, planejamento das compras é fundamental

   Fim de ano é quase sempre sinônimo de mais dinheiro no bolso, seja pelo pagamento do 13º salário ou pelo aquecimento da economia no período. A época é um convite ao consumo, mas quem quer ter saúde financeira durante todo o ano precisa aprender a planejar as compras e, assim, evitar gastos desnecessários e até mesmo o desperdício. “O primeiro passo é conhecer o próprio orçamento”, orienta a planejadora financeira pessoal Juliana Sitta de Queiroz certificada pela Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. 
   Ela observa que, em geral, as pessoas recebem a renda extra do fim do ano e priorizam pagamento de dívidas e contas atrasadas. “Mas aí chegam as festas, as pessoas compram sem pensar e acabam se endividando de novo”, alerta. 
   O segredo para fugir da “bola de neve” das dívidas é conhecer o orçamento e provisionar gastos eventuais como impostos e despesas escolares. “É possível guardar dinheiro durante o para pagar as despesas extras. Desta forma, o 13º salário pode ser usado para compras, férias e lazer”, ensina, destacando que neste contexto, é válido até mesmo satisfazer um desejo de consumo que não seja prioridade. 
   Apesar dos altos índices de endividamento dos brasileiros, Juliana percebe uma mudança nos padrões de consumo, com pessoas mais educadas e conscientes financeiramente. “Noto que estão mais atentas ao desperdício”, diz, apesar de ainda se deparar com muitas situações como assinar TV a cabo e não assistir a outras atitudes do gênero.
   Conforme a planejadora financeira, consumir de maneira responsável acaba nos privando de, nos momentos certos, adquirir os chamados “supérfluos”, que apesar de não muito necessários, são merecidos. “O que causa endividamento desnecessário é comprar por impulso o que nem sempre precisamos”, aponta ela, elencando algumas questões que devem ser feitas antes de comprar: eu quero? Eu preciso? Eu mereço? Eu posso? Eu devo? “Isso vai por em perspectiva a real necessidade da compra”, ensina. 
   Para aproveitar melhor as liquidações, ela recomenda planejar as compras, “Os descontos valem a pena se aquela compra estava prevista”, diz. O mesmo vale para os presentes, que podem ser apenas uma lembrança para indicar à pessoa que lembrou dela. “Os presentes, mesmo os dos filhos e outras pessoas, têm que caber no bolso.”(CAROLINA AVANSINI –REPORTAGEM LOCAL).

   PRESENTEANDO SEM ESTRESSE
"O importante é que a escolha seja individualizada", diz a personal shopper Jihana Rosa

   Orçamento planejado, chegou a hora de procurar os presentes de Natal para familiares, amigos e outros queridos. A personal shopper Jihana Rosa, de Londrina, ensina que, antes de sair às compras, o ideal é elaborar uma lista de acordo com o valor que se pretende gastar e, principalmente, pensar em surpreender quem vai receber o mimo. “Nem sempre precisa ser um presente físico. Pode ser um day spa ou uma assinatura de flores. A pessoa vai receber um novo arranjo a cada semana”, exemplifica. 
   Para as crianças, Jihana afirma que vale a pena sair do lugar comum dos brinquedos anunciados exaustivamente, quase sempre ligados a personagens. “Há muitos brinquedos legais que não limitam a brincadeira, mas serve de ponto de partida para criar novos divertimentos”, diz ela, destacando jogos, bonecas de pano, casas de boneca, pistas de carrinho e até brinquedos para a própria criança confeccionar. “Um presente muito legal é um globo terrestre, que desperta a curiosidade e abre as portas do mundo”.
   Para mulheres, ela lembra que os presentes relacionados ao verão sempre agradam. “Todo mundo precisa de um biquíni ou de uma rasteirinha”, exemplifica. Já para quem gosta de moda, as dicas do momento são os macacões e saias mid.
   Para não perder tempo, ela aconselha fazer uma pré-pesquisa na internet para confirmar preços e avaliar se a compra online vale a pena. “Também é possível ligar nas lojas físicas, confirmar se tem o produto e depois passar para pegar”, ensina. 
   Para os homens, as bermudas são uma escolha certa, mas é possível surpreender com acessórios de churrasco, bebidas, copos e até mesmo uma máquina de cortar cabelo, que causa estranheza no início mas depois agradam principalmente os que cultivam barbas. “O importante é que a escolha seja individualizada”, reforça.
   Tênis urbanos, como os modelos “street”, são presentes certeiros para adolescentes, que também se encantam com fones de ouvido coloridos ou mesmo caixas amplificadoras para conectar no celular. Para quem gosta de decoração, uma boa pedida são almofadas para dar uma repaginada na sala. “Térrários com cactos e suculentas são bonitos e não exige muitos cuidados”, acrescenta. (C.A.)
REALIDADE AUMENTADA NA FOLHA 
(CAROLINA AVANSINI – REPORTAGEM LOCAL, caderno FOLHA MAIS, 17 e 18 de dezembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário