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quarta-feira, 16 de novembro de 2016

MULHERES EMPREENDEDORAS

 
   As mulheres têm marcado presença forte no e-commerce. É o que mostra a reportagem de hoje da Folha de Londrina feita com base em uma pesquisa encomendada pela PayPal. De 515 mulheres entrevistadas pelos pesquisadores, 46% são empresárias, sendo que a maioria das entrevistas (21%) decidiu empreender para complementar a renda. Em segundo lugar ficaram aquelas que querem ganhar mais dinheiro (14,4%) e depois vêm as mulheres que apostam na vida empresarial para conquistar a independência financeira (11.3%). Um dado chama a atenção: das mulheres que já são empresárias, 75,5% se dedicam exclusivamente ao e-commerce. Além disso, do total, 21% dizem que ainda pretendem abrir uma loja virtual, e 25% pretendem abrir um negócio online. O comércio de artesanato ficou em primeiro lugar, seguido da venda de cosméticos, produtos de beleza em geral e roupas. Para os coordenadores da pesquisa, a venda de produtos pela internet está sendo uma oportunidade para as mulheres que não estavam inseridas no mercado de trabalho, tanto que quase 10% das entrevistas disseram que estavam desempregadas quando resolveram empreender. Os pesquisadores observaram que, ao entrar para o mundo de e-commerce, muitas mulheres tinham o desejo de trabalhar sem abrir mão de se dedicar à família. Mas estão iludidas aquelas que pensam que empreender dá mais tempo para a casa do que ter carteira assinada. Abrir um negócio exige dedicação e tempo e o e-commerce não é diferente. A loja virtual tem suas vantagens. O investimento inicial é geralmente pequeno e é possível trabalhar da própria casa. No entanto, o problema é competitivo e as dificuldades para empreender no Brasil são muitas. Mas sonhar é o começo de tudo. Ter disposição para trabalhar também ajuda. (OPINIÃO, página 2, quarta-feira. 16 de novembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA)

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