Páginas

sábado, 12 de março de 2016

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO


   É consenso entre os especialistas que somente a educação pode promover o desenvolvimento sustentável de um País. Uma população mais educada e culta gera benefícios gerais para uma nação porque aumenta a capacidade produtiva dos trabalhadores, têm mais condições de desenvolver projetos inovadores, além de tornar-se mais crítica com relação a seus governantes e a políticas pública estabelecidas.
   Reportagem de hoje desta FOLHA aborda os benefícios da educação em tempo integral para estudos do Ensino Médio. A matéria traz três exemplos de escolas que oferecem essa modalidade: Em Londrina (Norte), Cascavel (Oeste) e Cantagalo (Centro-Oeste) . Apesar dos inúmeros desafios, a avaliação é sempre positiva. Além de maior integração entre comunidade-escola, há a oportunidade de desenvolver projetos que não podem ser incluídos na grade curricular normal. Os alunos também gostam da experiência
   A implantação da educação integral foi uma das propostas discutidas durante a 3ª edição do EncontrosFolha, que tem por objetivo principal debater assuntos relevantes que contribuam para o desenvolvimento do interior do Paraná 
   O ensino em tempo integral deveria ser estendido ao maior número de escolas possível, principalmente as localizadas em locais considerados “de risco”. É importante que o Estado esteja mais presente em comunidades carentes, que ofereça novas oportunidades a crianças e jovens. Desta forma, poderiam ser trabalhados conteúdos de formação humanística e cultural e até mesmo de vocação profissional. Mas, para isso, é preciso investimento. As escolas devem ter a infraestrutura necessária para atender esses alunos. Apenas a ampliação de horário não basta.
   Para que uma proposta como essa seja implantada, é preciso que a sociedade tenha um envolvimento ativo. É preciso cobrar a implementação urgente de projetos que melhorem a qualidade da educação. A sociedade não pode continuar a acompanhar passivamente os desmandos dos gestores públicos, geralmente pouco interessados em melhorar de fato a vida da população. Deve acontecer uma mudança de postura. (FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, sábado, 12 de março de 2016. Publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário