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domingo, 28 de fevereiro de 2016

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO


   Vários indicadores apontam para a má qualidade do ensino brasileiro. Dificuldades da compreensão da leitura, deficiências graves para a execução de operações simples de matemática e falhas no aprendizado do conteúdo de ciências são notícias recorrentes na imprensa nacional. Comparativamente a outros países, estudantes brasileiros apresentam desempenho bem inferior ao de outros jovens. E, mesmo assim, parece não haver qualquer movimentação bem planejada e estruturada para tentar reverter esse quadro.
   Reportagem de hoje analisa a deficiência dos jovens com relação ao aprendizado da matemática. Estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aposta que 67,1% dos alunos com 15 e 16 anos estão abaixo do nível 2 em matemática com baixa performance na disciplina. Segundo avaliação, essas deficiências comprometem o exercício básico da cidadania, como conseguir realizar satisfatoriamente pequenos desafios diários, como comparar preços em supermercados, decidir entre abastecer o carro com álcool ou gasolina ou escolher o melhor caminho para se chegar a um destino.
   Com um nível educacional tão baixo, dificilmente o País conseguirá um quadro de desenvolvimento econômico satisfatório. Pessoas que não conseguem executar bem essas operações também não serão trabalhadores produtivos e não terão condições de tomar boas decisões com relação ao seu futuro. Portanto a sociedade precisa se mobilizar para exigir boas condições de ensino. Nos últimos anos foram conquistados importantes avanços sociais, principalmente com relação à frequência nas escolas. Agora, é preciso reverter esse número em qualidade. 
   Além de frequentar os bancos escolares, crianças, adolescentes e jovens precisam aprender o conteúdo. É preciso investir na formação de docentes, oferecer uma boa estrutura para despertar o interesse pelo estudo. Além disso, a família precisa ser envolvida na escola. Pais conscientes, corpo docente capacitado e sociedade vigilante juntos podem promover importantes melhorias na educação. É praticamente um dos únicos caminhos que podem promover mudanças significativas no País. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina,com.br, página 2, domingo, 28 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

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