Páginas

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

MORTES PREOCUPANTES



   É preocupante constatar que os jovens estão morrendo vítimas de armas de fogo. Até porque as causas desses óbitos podem estar ligados a drogas. O tema foi reportagem de ontem do JL , baseado e pesquisa da Coordenadoria de Sistemas de Informações Epidemiológicas da Secretaria Municipal de Saúde, que aponta que, das 588 pessoas assassinadas por armas de fogo entre 2010 e setembro de 2015,  375 tinham entre 15 e 29 anos , ou seja, 63,77%.
   A vulnerabilidade nessa faixa etária é fator que agrava a situação. Expostos a riscos decorrentes das condições sociais, os jovens se tornam mais susceptíveis à morte por arma de fogo. A assistente social Jaqueline Micali, entrevistada pela reportagem, avalia a situação como consequência da falta de políticas públicas. “Quando não entram as políticas públicas, entram o tráfico de drogas e a violência”.
   O problema é que disso todo mundo sabe. É preciso que tanto o poder público quanto a iniciativa privada atuem em conjunto. Promover cursos, atividades, esportes, lazer, cultura e educação, além de oportunidades de trabalho e emprego aos jovens, é uma atitude fundamental para evitar que a vulnerabilidade os orne frágeis diante dessas situações. FONTE: Pagina 2, mosaico | Índice, espaço BOM DIA, terça-feira, 15 de dezembro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário