Páginas

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

APLICATIVO AJUDA NA PESQUISA DE PREÇOS




   Ferramenta desenvolvida há três anos por uma empresa londrinense faz a comparação de preços pelo código de barra do produto

   Em tempos de crise, cada centavo economizado é centavo ganho. Pesquisar preços, principalmente de produtos de primeira necessidade, virou de novo uma rotina para os brasileiros. Mas, às vezes, a distância entre um supermercado e o outro pode atrapalhar. Um aplicativo desenvolvido em Londrina há três anos pode ser uma ferramenta útil na pesquisa de preços. O aplicativo gratuito para Android e IOS , o Pesquisa & Compra, já está ajudando mais de 11 mil pessoas na cidade.
   Desenvolvido pela empresa Pesquisa & Compra, o aplicativo faz parte do projeto – que conta também com um site – de ajudar a comunidade a escolher os produtos mais em conta, encontrados nos principais supermercados da cidade. Segundo a coordenadora de Negócios da empresa, Sandra Mozatto, de segunda a sexta-feira os pesquisadores passam a manhã conferindo o preço de cerca de 4 mil itens. “Na hora do almoço,  eles encaminham os dados ao sistema, que é atualizado diariamente. Assim, todas as promoções podem ser conferidas.”
   O usuário do aplicativo só tem o trabalho de passar o código de barras do produto que quer adquirir pelo celular. “O aplicativo disponibiliza o leitor de código de barras e, na hora, vai aparecer os preços do mesmo produto nos outros supermercados”, explica Sandra. A pesquisa é feita nos supermercados Viscardi, Condor, Musamar, SuperMufatto, Carrefour, Cidade Canção e Atacadão”, diz.
   Proprietária do restaurante Food Express, Camila Crusiol baixou o aplicativo há cerca de dois meses e utiliza a ferramenta para as compras de casa e do restaurante. “Já economizei muito  com a ajuda do celular. Teve uma vez  que o produto que eu precisava custava cerca de R$ 2 num supermercado e quase R$ 5 no outro”, aponta.

   CONCORRÊNCIA

  Para o economista, doutor em Administração e consultor econômico da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil),  Marcos Rambalducci ferramentas do tipo trazem para a realidade um conceito de economia que,  até então, era apenas abstrato, o da concorrência perfeita, “A concorrência perfeita é caracterizada pelo acesso à informação, onde os consumidores sabem o preço do produto e pode escolher o que lhe for mais interessante.” Isso é interessante, argumenta ele, porque acaba com a “sobremargem de lucro” de alguns comércios e, ao mesmo tempo, homogeneiza os preços a um patamar comum. “Porém,  não inviabiliza a concorrência. Além disso, o menor preço pode estar muito distante – em quilômetros – do consumidor e ele vai avaliar se vale a pena se locomover até lá. ( TELMA
ELORZA – telmae@jornaldelondrina.com.br  página 8, geral, CONSUMO, terça-feira, 15 de dezembro de 2015. Publicação do JORNAL DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário