Páginas

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

PONTINHOS DE AMOR



Confira dicas de comidinhas saudáveis e com visual de encher os olhos para alegrar o lanche do seu filho.

Foi seguindo o instagram de uma mãe que a administradora Carolina Godinho de Souza Fuwa se inspirou para criar as merendas que diariamente os filhos Kenji, de 4 anos, e Koji, de 2, levam para a escola. Hoje é ela quem compartilha suas criações e já tem diversos seguidores.
   “ Penso que é a única refeição que eles fazem longe de mim e que um lanchinho assim é uma forma de estar presente neste momento. Eu acredito que quando eles veem e comem o lanchinho deles, percebem todo o amor que foi colocado naquela preparação. Isso foi minha maior motivação “, conta.
   Com a ajuda de cortadores de biscoitos e demais apetrechos culinários, frutas, queijo, pães e bolos assumem formas diversas como coração, Mickey, dinossauro e outros. As bananas ganham roupinhas, carinhas e dão recadinhos como “eu te amo!” As surpresas, claro, fazem com que as crianças ansiosas pela merenda do dia.
   “ Num dia da primeira semana eu mandei uma banana enfeitada com carinha e bandana e quando peguei meu filho mais velho na escola ele disse que queria levar bananas todos os dias. Depois ele percebeu que a cada dia teria uma novidade e parou de pedir o mesmo lanche. A professora do mais novo comentou que ele mostra o lanche todo orgulhoso e diz que foi a mamãe dele quem  fez. Fiquei muito feliz quando ela me contou isso, pois por ele ser menor eu não tinha tanto retorno dele “, afirma.
   Com a ajuda do pediatra, que passou um esquema de alimentação, Carolina procura colocar diariamente nas lancheiras uma porção de leite ou derivados, uma porção de fruta e uma porção de pães/bolos/cereais. Ela diz que procura variar entre leite – adoçado apenas com mel para o mais velho -, iogurte com queijo branco. Doces – como bolos – geralmente fazem parte dos lanches das terças e sextas feiras. “ Nos outros dias procuro mandar salgados como pães, muffins e pães de queijo”.
   Ela firma que leva de 30 a 40 minutos para preparar as lancheiras, porque quase tudo é feito no mesmo dia. Já os pães ela faz e congela as porções. “ Procuro sempre por receitas práticas, preferencialmente pequenas e saudáveis, para poder sempre ter variedade fresquinha sem desperdiçar  “, explica.
   Carolina diz que decidiu compartilhar os lanchinhos para fazer uma espécie de arquivo para os filhos, mas com as hastags surgiram os seguidores e agora ela pensa que pode inspirar outras mães. “ Já pensei em dar cursos ou palestras. Percebo que as mães têm muita vontade, mas muitas às vezes não tem a menor ideia de por onde começar e adoraria uma ajuda ou orientação pessoalmente. Por enquanto fiz uma parceria com a Edilene do Blog Etc & Mãe e estamos fazendo uma série de pots sobre itens de  lancheira “. ( ERIKA GONÇALES – REPORTAGEM LOCAL. FONTE: Carolina Godinho de Souza Fuwa - @lachinhos    Fotos; Arquivo Pessoal/Divulgação

PÃO DE QUEIJO; MELANCIA, IOGURTE NATURAL
BATIDO COM MORANGOS

RECEITA DO PÃO DE QUEIJO   

. 1 xícara de polvilho doce
. 1 xícara de polvilho azedo
. ½ xícara de óleo
. 2 ovos caipira
. ½ xícara de leite
. 1 xícara de queijo parmesão ralado
. 1 xícara de queijo minas frescal ralado
.  Sal a gosto ( não coloco )
. Coloco um pouco de chia na massa para aumentar as fibras

PREPARO
Ferva o leite junto com o óleo. Misture os polvilhos com o leite
e o óleo quentes
Junte os ovos e os queijos. Misture tudo com as mãos até ficar
homogêneo, deixe descansar A receitor 10 minutos. Fazer bolinhas e
assar em fogo médio preaquecido até dourar. Pode congelar
antes de assar.
DICA: como meu ovo não era caipira e era grande , tive que
usar apenas um
·        A receita do pão de queijo é da Thaís, do blog “As Delícias do Dudu”.

.
PÃO INTEGAL COM CREME DE AMENDOIM
CASEIRO; MANGA; UVAS; LEITE COM ALFAR-
ROBA.


RECEITA DO PÃO INTEGRAL DE IOGURTE

. 1 envelope de fermento seco para pão
. 1 copo de iogurte natural em tempera-
 tura ambiente                                             

. 2 ovos
. 1/2colher de sopa rasa de sal (nunca co-
 loco tudo isso)
. 5º g de margarina ( pode ser manteiga )
. ½ xícara de açúcar
 . 1 xícara de farinha de trigo branca
. Farinha de trigo integral para o ponto
(+/. 400g)


MODO DE PREPARO

Em um tigela, coloque o fermento e  xícara de farinha e reserve. Bata no liquidificador o iogurte, os ovos, o sal, a margarina, o açúcar e junte com a farinha e o fermento. Msture bem até formar um mingau. Depois adicione a farinha integral, aos poucos, até obter uma massa grudentinha. Passe para a mesa e trabalhe um pouco a massa, polvilhando farinha durante este processo. Recoloque a massa na tigela, polvilhe farinha e cubra com um plástico. Deixe crescer por 40 minutos ou até dobrar de volume. Modele os pães e coloque no fogo preaquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até ficarem fofinhos e dourados.
O Creme de Amendoim eu só bati o amendoim torrado e descascado no processador. Bata bem, quanto mais bater mais cremoso ele vai ficar. Se quiser pode adicionar açúcar ou mel.


BOLINHO DE CENOURA; TOMATE CEREJA;
OVO DE CODORNA; QUEIJO MINAS FRES-
CAL; KIWI; ÁGUA

RECEITA DO BOLO DE CENOURA

. 1 cenoura de média para grande
.  ½ xícara de farinha de trigo branca
. ½ xícara de farinha de trigo integral   

. ½ xícara de açúcar
. ½ xícara de óleo ( usei um pouco menos )
. ½ colher de sopa de fermento
. 1 ovo

Modo de preparo
Bata no liquidificador a cenoura ralada, o óleo, o ovo e o açúcar. Após bater, misture com as farinhas e o fermento. Asse em forno préaquecido a 180º por uns 30 minutos ( faça o teste do palito ). Renderam 9 bolinhos.


MUFFIN COM MUÇARELA, TOMATE E
ORÉGANO; BANANA; ÁGUA

Receita do Muffin
.
1 ovo
. 1 colher ( sopa ) de requeijão              

. 2 colheres ( sopa ) de farelo de aveia
. 3 colheres ( sopa ) de leite em pó
. 1 colher ( sopa ) de amido de milho
.  1 colher ( chá ) de fermento químico
. Tempero a gosto ( coloquei orégano e queijo ralado e
coloquei também um pouco de amaranto )

Modo de preparo
Misture tudo deixando o fermento por último. Coloque metade da massa nas forminhas, coloque o recheio, depois cubra com o restante da massa. Polvilhe por cima  orégano, asse em forno préaquecido por 15 minutos. Renderam quatro muffins, mas poderia ter colocado para não crescer tanto. Como fiz na cupcake maker encostou em cima.


PÃO DE QUEIJO DE FRIGIDEIRA; MELÃO;
LEITE COM MEL

Receita o pão de queijo na frigideira
. 1  ovo
. 4 colheres de sopa de goma de tapioca  

. 2 colheres de sopa de requeijão
. Sal a gosto ( para eles eu não coloco, mas para
o meu paladar eu acho que precisa ). Coloquei um
pouquinho de queijo parmesão ralado e amaranto
na massa.


Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e coloque na frigideira, doure de um lado, vire, doure do outro. ( ÉRIKA GONÇALES – Reportagem Local – FONTE: CAROLINA GODINHO DE SOUSA FUWA - @lanchinhos  FOTOS: ARQUIVO PESSOAL /DIVULGAÇÃO, páginas 20,21,22 e 23, FOLHA DA SEXTA  Espacial Dia das Crianças, 9 de Outubro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário