Páginas

domingo, 11 de outubro de 2015

JARDINS JAPONESES


                    


   Por trás de toda beleza desses recantos há simbologia e misticismo em cada elemento.

   Tranquilidade, paz e harmonia com a natureza são elementos presentes na cultura do povo oriental. No corre-corre diário, muitas pessoas recorrem a lugares calmos e tranquilos como uma espécie de refúgio. Conhecidos pela serenidade e tranquilidade, os jardins japoneses possuem inúmeros itens que vão além da questão estética, pois há toda uma simbologia e misticismo por trás de cada elemento.

Elementos

. Cascata e lago com carpas

   A cascata não está por acaso, segundo a cultura japonesa, ela significa o ciclo da vida do nascimento à morte. A água simboliza a vida e as carpas a prosperidade. Além disso, a carpa é um peixe que tem a habilidade de nadar contra a correnteza.

. Bambu

   De acordo com a tradição, o bambu é um símbolo da força e resistência e persistência. Diante do vento e tempestade ele se enverga, mas não quebra.

. Caminho da pedra e Ponte
   O caminho de pedras representa a evolução do ser humano durante a vida e a ponte simboliza a transição do mortal para o sagrado.

Lanternas de pedra

   Conhecidas como Toro, as luminárias simbolizam o clareamento dos caminhos e iluminação da mente para quem caminha pelo jardim.

. Plantas e arbustos


   As árvores simbolizam a eternidade. É bastante comum encontrar uma cerejeira, conhecida como Sakura, simboliza a felicidade. O povo japonês vê com muita alegria o momento que as flores de cerejeira florescem e reúnem-se para o Hanami Matsuri ( Festival das Flores ), que ocorre entre o fim de março a meados de abril.


 ( JONATHAN SERONATO/HAUS/GAZETA DO POVO, página 1, imóveis, Classificados 3377-3000, PAISAGISMO, domingo. 11 de outubro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário